Mestre Eckhart – Esta é a vida eterna 5


  1. «Ele levantou os olhos para o céu.» «Celum» significa um habitáculo do sol.
  2. Tudo o que se pode acrescentar a Deus encerra Deus, tudo o que se pode acrescentar a Ele, senão «ser puro», encerra Deus.
  3. Ora ele diz: «Pai, a hora chegou; glorifica o teu Filho afim de que o teu Filho te glorifique, e eu peço-te para além disso que dês uma vida eterna a todos aqueles que tu me deste.»
  4. Ora interroguem quem vocês quiserem, todos responderão que o seu pensamento era: «Pai, dá a vida eterna a todos aqueles que tu me deste.»
  5. Mas verdadeiramente esta frase significa: «Pai, tudo aquilo que tu me deste - o ser o Filho saído de ti, o Pai - eu te peço que lhes dês e que eles desfrutem disso; dessa vida eterna, é a recompensa eterna deles.»
  6. Vejam, isto quer dizer: tudo o que o Pai deu ao seu Filho, tudo aquilo que Ele é, que Ele lhes dê a eles. 1

Notas
  1. Tudo aquilo que se pode dizer de Deus, ou acrescentar a Deus, encobre o ser puro de Deus. Ora Cristo pede ao Pai que dê uma vida eterna àqueles que Ele lhe deu, o que quer dizer: tudo aquilo que Tu me deste - o ser o Filho saído de ti, o Pai -, eu te peço que tu lhes dês a eles. Tudo o que o Pai deu ao seu Filho, tudo aquilo que Ele é, que Ele lhes dê a eles. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Esta é a vida eterna 5