Mestre Eckhart – Nosso Senhor levantou os olhos 2


  1. Ora ele diz: «Ele levantou os olhos e dirigiu o seu olhar para cima».
  2. Esta frase inclui dois sentidos.
  3. Um, é um testemunho de pura humildade.
  4. Se nós devemos alguma vez chegar ao fundo de Deus e àquilo que Ele tem de mais interior, é preciso primeiro que nós cheguemos ao nosso próprio fundo e àquilo que nós temos de mais interior, em pura humildade.
  5. Os mestres dizem que as estrelas vertem toda a sua potência no fundo da terra, na natureza, e no elemento da terra, e produzem lá o ouro mais puro.
  6. Na medida em que a alma chega ao fundo e ao mais interior do seu ser, nessa mesma medida a potência divina derrama-se absolutamente nela, ela aí opera muito secretamente e manifesta muito grandes obras, a alma torna-se assim muito grande, elevada no amor de Deus que é semelhante ao ouro puro.
  7. Tal é o primeiro sentido de «Ele levantou os olhos». 1

Notas
  1. «Cristo levantou os olhos e dirigiu o seu olhar para cima.» Na interpretação de Eckhart, este texto tem dois significados. Ele designa a pura humildade. Se nós queremos chegar ao fundo íntimo de Deus, é preciso primeiro que nós cheguemos ao nosso próprio fundo.

    Da mesma forma que, segundo a cosmologia da Idade Média, um pouco surpreendente para nós, as estrelas derramam a sua potência na terra para aí produzir o ouro mais puro, quando a alma penetra no mais profundo dela própria, a potência divina opera em segredo e derrama-se na alma que se torna assim muito grande. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Nosso Senhor levantou os olhos 2