Mestre Eckhart – O Senhor estendeu a sua mão 5


  1. O Pai exprime o Filho segundo todo o seu poder, e todas as coisas que estão n'Ele.
  2. Todas as criaturas são uma palavra de Deus.
  3. A minha boca exprime e revela Deus, mas o ser da pedra também o faz, e compreende-se mais pelos efeitos da obra do que pelas palavras.
  4. A obra opera pela natureza superior segundo o seu maior poder, a natureza inferior não a consegue compreender.
  5. Se ela operasse a mesma coisa, ela não lhe seria inferior, ela ser-lhe-ia idêntica.
  6. Todas as criaturas quereriam repetir em todas as suas obras aquilo que diz Deus, mas aquilo que elas podem revelar d'Ele é no entanto bastante pouco.
  7. Mesmo os anjos mais elevados que, no seu voo, tocam em Deus - são tão diferentes daquilo que está em Deus como o branco e o preto.
  8. Aquilo que as criaturas receberam no seu conjunto é completamente diferente, apesar de que todas quisessem exprimir o mais que elas pudessem.
  9. O profeta diz: «Senhor, tu pronuncias uma palavra e eu ouço duas.»
  10. Quando Deus se pronuncia na alma, ela e Ele só são um, mas desde que essa unidade se exterioriza, eles ficam separados.
  11. Quanto mais nós nos elevamos pelo nosso conhecimento, mais nós somos um n'Ele.
  12. É por isso que o Pai pronuncia todo o tempo o Filho na unidade e derrama nele todas as criaturas.
  13. Todas requerem retornar de onde elas fluíram.
  14. Toda a vida delas, todo o ser delas é um apelo e uma urgência em direção a de onde elas saíram. 1

Notas
  1. O Pai exprime o Filho, assim como todas as coisas que estão n'Ele. «Todas as criaturas são uma palavra de Deus. O que a minha boca exprime e revela de Deus, o ser da pedra também o faz.» Aquilo que as criaturas podem revelar de Deus, mesmo os anjos mais elevados («a natureza superior») é bem pouco.

    O profeta (Salmo 61, 12) diz: «Senhor, tu pronuncias uma palavra e eu ouço duas.» Quando Deus fala na alma, ela e Ele são apenas «um». Quando não é assim, quer dizer, quando a alma não fica mais no interior dela própria, onde Deus reside, para se voltar para as potências inferiores e as criaturas, o verbo mental e o verbo proferido são distintos. Há então duas palavras, a interior e a exterior.

    Quanto mais nós nos voltamos para dentro, mais nós somos um com a própria palavra de Deus. «É por isso que o Pai pronuncia todo o tempo o Filho na unidade e derrama nele todas as criaturas. Todas requerem retornar a de onde elas fluíram.» [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O Senhor estendeu a sua mão 5