Mestre Eckhart – O Senhor estendeu a sua mão 2


  1. Agostinho diz: «Toda a Escritura é vã. Se dizem que Deus é uma palavra, ele é expresso; se dizem que Deus é inexpresso, Ele é inexprimível.»
  2. E no entanto Ele é qualquer coisa; quem pode exprimir essa Palavra?
  3. Ninguém o faz, senão aquele que é essa Palavra.
  4. Deus é uma Palavra que se exprime a ela própria; onde Deus está, Ele pronuncia essa Palavra; onde Deus não está, Ele não fala.
  5. Deus é expresso e Ele é inexpresso.
  6. O Pai é uma operação que se exprime e o Filho é uma Palavra que opera.
  7. Aquilo que está em mim sai de mim; se eu só o penso, a minha palavra revela-o e fica no entanto no interior.
  8. Igualmente, o Pai exprime o Filho inexpresso que permanece no entanto n'Ele.
  9. Eu já aliás o disse frequentemente: quando Deus sai d'Ele próprio, ele regressa a Ele próprio.
  10. Quanto mais eu estou próximo de Deus, mais Deus se exprime em mim.
  11. Quanto mais, as criaturas dotadas de intelecto, saem delas próprias nas suas obras, mais elas reentram nelas próprias.
  12. Não se passa assim com as criaturas corporais; quando mais elas agem, mais elas saem delas próprias.
  13. Todas as criaturas querem exprimir Deus em todas as suas obras; elas o exprimem todas tão aproximadamente quanto elas podem, elas não podem no entanto exprimi-lo.
  14. Quer elas queiram ou não queiram, quer elas se alegrem ou entristeçam: elas querem todas exprimir Deus e Ele permanece no entanto inexpresso. 1

Notas
  1. Toda a Escritura é vã, diz Agostinho, no sentido em que Deus é inexprimível. Ele pode no entanto ser expresso por aquele que é a sua própria Palavra.

    «O Pai é uma operação que se exprime e o Filho é uma Palavra que opera.» O Filho exprime o Pai e permanece no entanto n'Ele.

    Repetidas vezes, Eckhart comparou o Verbo saído de Deus, permanecendo no entanto em Deus, à palavra humana que se exprime e permanece no interior do ser humano.

    Todas as criaturas dotadas de intelecto querem exprimir Deus; elas só o conseguem de forma aproximada. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O Senhor estendeu a sua mão 2