Mestre Eckhart – Tu deves honrar pai e mãe 8


  1. Eu pensei esta noite que os céus são numerosos.
  2. Ora certas gentes incrédulas não acreditam que este pão sobre este altar possa ser transformado para se tornar no nobre corpo de Nosso Senhor, e que Deus o possa realizar.
  3. Essas más gentes que não conseguem acreditar que Deus o possa fazer!
  4. E se Deus deu à natureza o poder de se tornar em todas as coisas, é ainda bem mais possível a Deus que este pão sobre o altar se possa tornar no seu corpo.
  5. E se a fraca natureza pode transformar uma pequena folha num ser humano, é ainda bem mais possível a Deus o fazer de um pão o seu corpo.
  6. Quem honra Deus? Aquele que tem em vista a honra de Deus em todas as coisas.
  7. Este sentido é ainda bem mais manifesto, apesar do primeiro ser preferível. 1

Notas
  1. «Eu pensei esta noite que os céus são numerosos...» (céu da Lua, céu de Mercúrio, céu de Vénus, céu do Sol, etc.) que realizam a sua revolução em torno da Terra, centro do mundo. Eckhart, naturalmente, fez sua esta noção vinda da Antiguidade, que será ainda a de Dante.

    Se Deus deu assim à natureza o poder de se tornar em todas as coisas, e aos alimentos de se transformarem em corpo humano, como é que «más gentes» podem não acreditar que o pão sobre o altar se pode tornar no seu corpo? Em todos os seus argumento, o princípio é portanto sempre o mesmo: Deus transforma e assimila em si todas as coisas.

    «Quem honra Deus? Aquele que tem em vista a honra de Deus em todas as coisas. Este sentido é ainda bem mais manifesto, apesar do primeiro ser preferível», «todas as comparações existem para servir de comparação com o Pai». [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Tu deves honrar pai e mãe 8