Mestre Eckhart – Tu deves honrar pai e mãe 6


  1. Eu pensei, esta noite, que todas as comparações são uma condição prévia.
  2. Eu não posso ver uma coisa a menos que ela me seja semelhante, e eu não posso conhecer uma coisa a menos que ela não me seja semelhante.
  3. Deus contém misteriosamente todas as coisas n'Ele próprio, não isto ou aquilo nas suas distinções, mas «um» na Unidade.
  4. O olho não tem em si a cor, o olho recebe a cor, não é a orelha que a recebe; a orelha recebe o som, e a língua o gosto.
  5. Cada um dos órgãos possuiu aquilo, com o que, ele é um.
  6. Assim, a imagem da alma, e a imagem de Deus, são um único ser, lá onde nós somos Filhos.
  7. E se eu não tivesse nem olhos nem orelhas, no entanto eu teria o ser.
  8. Se alguém me tirasse os olhos, no entanto ele não me tiraria o meu ser, nem a minha vida, porque a vida reside no coração.
  9. Se alguém me quisesse atingir nos olhos, eu meteria a minha mão na frente, e ela receberia a pancada.
  10. Mas àquele que me quisesse atingir no coração, eu oporia todo o meu corpo para preservar esse corpo.
  11. Àquele que me quisesse cortar a cabeça, eu lançaria o meu braço inteiro para guardar a minha vida e o meu ser.
  12. Eu já disse frequentemente: a casca deve ser quebrada para que saia aquilo que ela contém.
  13. Porque se tu queres ter o fruto, tu tens que quebrar a casca.
  14. E portanto, se tu queres encontrar a natureza na sua nudez, todos os símbolos devem ser quebrados, e quanto mais se penetra neles, mas se está próximo do ser.
  15. E quando ela (a alma) encontra o Um, onde tudo é um, ela reside nesse único Um.
  16. Quem honra Deus? Aquele que tem em vista a honra de Deus em todas as coisas. 1

Notas
  1. Todas as comparações são um avanço, uma aproximação. Segundo o princípio de Aristóteles, o semelhante só pode ser conhecido pelo semelhante. Portanto, de qualquer forma, se nós conhecemos Deus, só pode ser graças a um mesmo elemento n'Ele e em nós. Este elemento de semelhança é o ser.

    Deus, misteriosamente, incluiu todas as coisas n'Ele próprio, não nas suas distinções, mas na unidade.

    Os órgãos dos sentidos só podem recolher as sensações às quais eles estão adaptados. «Assim, a imagem de Deus, e a imagem da alma, são um único ser.»

    O pregador propõe diversas hipóteses para mostrar bem aos seus auditores o que é o ser: «E se eu não tivesse nem olhos nem orelhas, no entanto eu teria o ser...» Mas da mesma forma que é preciso partir a casca para obter o fruto, os símbolos devem ser quebrados, e quanto mais penetrarmos neles, mais estaremos próximo do ser. «E quando a alma encontra o Um, onde tudo é um, ela reside nesse único Um.» [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Tu deves honrar pai e mãe 6