Mestre Eckhart – Antigamente vocês eram trevas 3


  1. É o que pensa Paulo quando diz: «mas agora uma luz em Deus».
  2. Ele não diz: «vocês são uma luz», ele diz: «mas agora uma luz».
  3. Ele quer dizer aquilo que eu disse frequentemente: é preciso que aquele que deve conhecer as coisas, as conheça na sua causa.
  4. Os mestres dizem: as coisas têm uma ligação ao seu nascimento, porque lá elas podem ter do ser a visão mais pura.
  5. Porque, onde o Pai gera o seu Filho, é um «agora» presente.
  6. No nascimento eterno, onde o Pai gera o seu Filho, a alma fluiu no seu ser, e a imagem da Divindade é impressa na alma. 1

Notas
  1. Eckhart passa ao comentário da segunda parte do texto: «Mas agora uma luz». Ele dá certamente uma grande importância à forma na qual São Paulo exprime o seu pensamento, e sublinha o facto de Paulo não dizer «vocês são uma luz», mas antes «agora uma luz em Deus».

    No sermão 21, Um Deus e Pai de todos, já tivemos um exemplo do comentário que ele fez desta omissão. Nesse sermão, o verbo «ser» parece a Eckhart ter para São Paulo o sentido duma modificação, de uma relação com a temporalidade. Tal é sem dúvida o caso deste sermão aqui.

    Todo o comentário incide aqui na oposição entre «aliquando» e «» (nunc), «antigamente» e «agora»: «Ele (São Paulo) quer dizer aquilo que eu disse frequentemente: é preciso que aquele que deve conhecer as coisas, as conheça na sua causa.» Quer dizer em Deus, que é o ser puro sem modificações.

    Eckhart retoma aquilo que ele nos disse mais acima: lá onde o Pai gera o seu Filho, é um instante, um «agora» presente: a alma fluiu no seu ser, e a imagem da Divindade é impressa na alma. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Antigamente vocês eram trevas 3