Mestre Eckhart – Antigamente vocês eram trevas 2


  1. Ora Paulo diz: «Antigamente vocês eram trevas, mas agora uma luz em Deus.»
  2. «Aliquando», para aquele que consegue plenamente sondar esta palavra, significa «antigamente» e designa o tempo que obstrui para nós a luz, porque nada é tão contrário a Deus como o tempo.
  3. Não apenas o tempo, ele quer dizer também uma ligação ao tempo; ele também não quer dizer apenas uma ligação ao tempo, ele quer dizer também um contato com o tempo.
  4. Não apenas um contato com o tempo, menos ainda: um cheiro e um odor do tempo, da mesma forma que um odor fica lá onde uma maçã foi colocada: entende assim o contato com o tempo.
  5. Os nossos melhores mestres dizem que o céu material, o sol e também as estrelas têm tão pouco a ver com o tempo que eles apenas tocam no tempo.
  6. Aqui eu penso que a alma é absolutamente criada longe acima do céu e que, naquilo que ela tem de mais elevado e de mais puro, ela não tem nada a ver com o tempo.
  7. Eu falei frequentemente da operação em Deus e do nascimento: o Pai gera o seu Filho único, e dessa efusão desabrocha o Espírito Santo que é o Espírito de um e do outro; nessa difusão, a alma brota e flui, e a imagem da Divindade é impressa na alma, e nesse fluxo e refluxo das três Pessoas a alma é reconduzida e é de retorno formada na sua primeira imagem sem imagem. 1

Notas
  1. «Nada é tão contrário a Deus como o tempo.» O pregador insiste nesse ponto: não apenas o tempo, mas a ligação ao tempo, o contato com o tempo, mesmo «o odor do tempo».

    Os mestres dizem que o céu material, o sol e as estrelas têm pouco a ver com o tempo. Entre esse mestres, Eckhart cita a esse propósito Agostinho no seu Comentário I sobre a Génese.

    Igualmente a alma, naquilo que ela tem de mais elevado e de mais puro, não tem nada a ver com o tempo.

    Eckhart fala das processões trinitárias segundo a teologia clássica. Na difusão das Pessoas, a alma brota e flui, e a imagem da Divindade é impressa na alma. Nesse fluxo e refluxo das três Pessoas no fundo delas, a alma reflui, e é de retorno formada na sua primeira imagem sem imagem. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Antigamente vocês eram trevas 2