Mestre Eckhart – Antigamente vocês eram trevas 1


Sermão 50 - Antigamente vocês eram trevas
  1. São Paulo diz: «Antigamente vocês eram trevas, mas agora uma luz em Deus.» (Ef 5, 8) 1
  2. Os profetas que caminham na luz conhecem e encontram, sob a influência do Espírito Santo, a verdade escondida.
  3. Eles eram, por vezes, levados a voltarem-se para o exterior e a falar, para a nossa beatitude, das coisas que eles conheciam, e nos ensinarem a conhecer Deus, depois acontecia-lhe que se calavam porque eles não conseguiam falar.
  4. Isto por três causas.
  5. Aprimeira: o bem que eles conheciam e contemplavam em Deus era tão grande e tão escondido que não se podia formar no entendimento deles, porque tudo aquilo que aí se podia formar era tão desigual àquilo que eles contemplavam em Deus, e tão falso, comparado com a verdade, que eles se calavam, não querendo mentir.
  6. A segunda causa: tudo aquilo que eles viam em Deus era tão igualmente grande e nobre que eles não lhe conseguiam tirar nem imagem, nem forma, para falar daquilo.
  7. A terceira causa do mutismo deles, é que eles viam na verdade escondida, e encontravam em Deus o mistério que eles não conseguiam traduzir em palavras.
  8. Acontecia-lhes no entanto por vezes de se voltarem para o exterior e de falarem, e devido à dissemelhança com a verdade, eles caiam na matéria grosseira, e queriam ensinar-nos a conhecer Deus com as coisas baixas da criatura. 2

Notas
  1. Este sermão só está contido num único manuscrito. Ele é por vezes defeituoso, apresenta mesmo talvez algumas lacunas. Josef Quint fez dele uma cópia diplomática, restabelecendo uma pontuação que o torna legível. [  ]
  2. Para a primeira parte da citação bíblica: «Antigamente vocês eram trevas», Eckhart cita o exemplo dos profetas que hesitavam em transmitir o conhecimento que eles tinham de Deus, de tal forma aquilo que eles tinham contemplado era diferente daquilo que se podia formar no entendimento deles, aparecia tão grande e nobre que formas e imagens se furtavam a eles, que as palavras lhes faltavam para exprimir.

    Quando, no entanto, eles se voltavam para o exterior para tentar comunicá-lo, eles caiam na «matéria grosseira», no tempo, nas trevas que obscurecem a luz. [  ]


[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Antigamente vocês eram trevas 1