Mestre Eckhart – Feliz o ventre que te trouxe 2


  1. São Gregório escreve-nos que quem escuta a palavra de Deus, para a guardar, deve possuir quatro coisas.
  2. A primeira, é que ele se deve ter mortificado a ele próprio em todos os seus movimentos carnais, ter morto em si todas as coisas corruptíveis, e estar ele próprio morto a tudo o que é corruptível.
  3. A segunda condição, é que ele se tenha totalmente e absolutamente elevado em Deus pelo conhecimento, pelo amor, e pela interioridade verdadeira e total.
  4. A terceira, é que ele não faça a ninguém aquilo que lhe seria penoso se lhe fizessem a ele.
  5. A quarta, é que ele seja generoso quanto às coisas temporais e ao bem espiritual, que ele dê tudo isso generosamente.
  6. Muitas pessoas parecem dar, mas na verdade não dão.
  7. Essas pessoas são aquelas que fazem o seu dom àqueles que até possuem mais desse bem do que elas próprias dão, do qual elas próprias não possuem, enquanto que talvez até não seja desejado, ou apenas com o fim de que lhes seja prestado algum serviço em troca do seu dom, ou de que lhes dêem alguma coisa em troca, ou porque elas querem ser honradas.
  8. O dom dessas gentes pode mais verdadeiramente chamar-se uma solicitação do que um dom, porque na verdade elas não o dão.
  9. Nosso Senhor Jesus Cristo era liberto e pobre em todos os dons que ele nos fez generosamente: em todos os seus dons ele não procurava absolutamente nada para ele próprio, ele desejava apenas o louvor e a honra do Pai, assim como a nossa beatitude, ele sofreu e entregou-se ele próprio à morte por verdadeiro amor.
  10. Se alguém quer dar por amor a Deus, ele deve portanto dar o bem material unicamente para Deus, por forma a que ele não pense nem num serviço nem na reciprocidade, nem na honra efémera, que ele não procure absolutamente em nada o seu bem próprio, apenas o louvor e a honra de Deus e, para Deus, a ajuda do seu próximo que tem falta do necessário.
  11. E ele deve dar assim o bem espiritual quando ele reconhece que um cristão como ele o acolherá voluntariamente afim de emendar a sua vida para Deus; ele não deve desejar desse próximo nem agradecimentos, nem recompensa, nem nenhuma vantagem: ele também não deve desejar nenhuma recompensa da parte de Deus devido a esse serviço, mas desejar apenas que Deus seja louvado.
  12. Assim, ele deve ser desinteressado ao dar, como Cristo era desinteressado e pobre em todos os dons que ele nos fez.
  13. Aquele que dá assim, deu verdadeiramente.
  14. Aquele que encontra nele estes quatro pontos pode na verdade ter confiança: ele escutou a palavra de Deus, e guardou-a. 1

Notas
  1. Segundo São Gregório, o ser humano que escuta a palavra de Deus, e a guarda, deve responder a quatro exigências: 1) estar morto ao mundo e a si próprio, 2) estar totalmente elevado para Deus, 3) não provocar dano a ninguém, 4) dar generosamente os bens materiais, sem nada pedir em troca, nem ao seu próximo, nem a Deus.

    Uma frase de passagem revela a sabedoria de Mestre Eckhart: o cristão deve dispensar o bem espiritual quando ele reconhece que o outro o acolherá voluntariamente, dito de outra forma, ele aconselha a não se impor, a permanecer discreto. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Feliz o ventre que te trouxe 2