Mestre Eckhart – Todas as coisas semelhantes amam-se reciprocamente 4


  1. Eu algumas vezes falei de uma luz que está na alma, que é incriada e incriável.
  2. Dessa luz, eu falo sempre nos meus sermões, e essa mesma luz apreende Deus sem intermediário, sem que nada o recubra e na sua nudez, tal qual Ele é Ele próprio, e é esse o apreender na realização do nascimento.
  3. Então, eu posso verdadeiramente dizer que a luz tem mais unidade com Deus do que ela tem unidade com qualquer faculdade humana, no entanto com a qual ela é «um» no ser.
  4. Porque vocês devem saber que esta luz não é mais nobre no ser da minha alma do que a potência mais baixa ou a mais grosseira de todas, como o ouvido ou a vista, ou uma outra potência que respeita à fome ou à sede, ao frio ou ao calor; a razão disso é que o ser é simples.
  5. De tal forma que se se considera as potências no ser, elas são todas «um» e igualmente nobres, mas se se considera as potências nas suas operações, uma é muito mais nobre e mais elevada do que a outra. 1

Notas
  1. Como outro exemplo da unidade na operação - e é a isso que visa o sermão - Eckhart fala-nos agora da centelha que ele nomeia primeiro «uma luz que está na alma», sobre a qual ele insiste tantas vezes.

    Este sermão é um daqueles onde ele a nomeia de «incriada e incriável», o que causou tantas dificuldades a Mestre Eckhart junto dos diferentes censores.

    No ser, esta luz não é mais nobre que as potências mais baixas, aquelas que tocam no corpo e nos sentidos, o ser é simples, mas na operação, ela tem mais unidade com Deus do que com qualquer outra potência da alma. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Todas as coisas semelhantes amam-se reciprocamente 4