Mestre Eckhart – O Espírito do Senhor encheu o globo da terra 5


  1. Uma questão à qual é difícil responder: como é que a alma pode suportar, sem morrer, que Deus a aperte a Ele?
  2. Eu digo: tudo o que Deus lhe dá, Ele dá-lhe n'Ele por duas razões.
  3. Eis uma: se Ele lhe desse o que quer que fosse fora d'Ele, ela desdenhá-lo-ia.
  4. Eis a outra razão: porque Ele lhe dá n'Ele próprio, ela pode recebê-lo e suportá-lo n'Ele, e não nela, porque o que é d'Ele é dela.
  5. Tendo-a subtraído a ela própria, é preciso que o que é d'Ele seja dela, e o que é dela seja verdadeiramente d'Ele.
  6. Assim, ela pode suportar a união com Deus.
  7. Tal é o «Espírito do Senhor» «que encheu toda a terra».
  8. Porque é que a alma se chama «toda a terra»? e como é preciso que seja a alma para que seja eleita, isso não é dito, mas notem bem isto: da mesma forma que Ele é «Senhor» e «Espírito», nós devemos ser uma «terra» espiritual e um «globo» que deve ser enchido pelo «Espírito do Senhor». 1
  9. Nós rezamos ao nosso querido Senhor para que nós sejamos cheios por esse «Espírito» que é «Senhor» e «Espírito». Amém. 2

Notas
  1. No fim do sermão, Eckhart coloca uma questão à qual, diz ele, é difícil responder: «como é que a alma pode suportar, sem morrer, que Deus a aperte a Ele?... porque Ele lhe dá n'Ele próprio, ela pode recebê-lo e suportá-lo n'Ele, e não nela, porque o que é d'Ele é dela. Tendo-a subtraído a ela própria, é preciso que o que é d'Ele seja dela, e o que é dela seja verdadeiramente d'Ele. Assim, ela pode suportar a união com Deus.»

    Não se trata aqui da união na eternidade, sem o que o pregador não teria perguntado como é que a alma a pode suportar «sem morrer», sobretudo depois de ter falado da perenidade do ser. Parece bem que temos aqui um dos raros textos nos quais Eckhart fala diretamente da união mística.

    A expressão «tendo-a subtraído a ela própria» é particularmente notória. Nós encontramos com profusão descrições desses estados em místicos de épocas ulteriores, em João da Cruz, em Teresa de Ávila, para não falar de tantos outros de menor envergadura. [  ]
  2. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 31-59 - Tome II», Éditions du Seuil, Paris, 1978, p. 104-109. [  ]


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