Mestre Eckhart – O Espírito do Senhor encheu o globo da terra 4


  1. Um mestre diz: Deus é uma medida de todas as coisas, e segundo um ser humano tem em si mais de Deus que outro, ele é mais sábio, mais nobre, e melhor que o outro.
  2. Ter mais de Deus não é outra coisa do que ser mais semelhante a Deus; quanto mais há em nós semelhança com Deus, mais nós somos espirituais.
  3. Um mestre diz: onde terminam os espíritos mais baixos começam as coisas corporais mais altas.
  4. Tudo isto significa: Deus sendo espírito, a menor coisa que é espírito é mais nobre que a coisa corporal mais elevada.
  5. É por isso que uma alma é mais nobre que todas as coisas corporais, tão nobres quanto sejam.
  6. A alma é criada como num lugar entre o tempo e a eternidade, onde ela toca um e a outra.
  7. Com as suas potências superiores ela toca na eternidade, mas com as suas potências inferiores ela toca no tempo.
  8. Assim portanto, ela age no tempo, não segundo o tempo, mas segundo a eternidade.
  9. Isto, ela partilha-o com os anjos.
  10. Um mestre diz: o espírito é um trenó que leva a vida a todos os membros graças à grande união da alma com o corpo.
  11. Apesar do espírito ser dotado de intelecto e de ele realizar absolutamente a obra que é realizada pelo corpo, não se deve no entanto dizer: a minha alma conhece ou faz isto ou aquilo, mas deve-se dizer: eu faço ou eu conheço isto ou aquilo devido à grande união que têm um com o outro, porque o corpo e a alma em conjunto são um único ser humano.
  12. Se uma pedra recebesse o fogo nela, ela operaria segundo a potência do fogo, mas quando o ar recebe em si a luz do sol, nenhuma outra luz aparece distinta do ar, devido à sua permeabilidade à luz, no entanto há mais luz numa légua, que em meia légua.
  13. Vejam, eu ouso dizer e é verdade: devido à grande união entre a alma e o corpo, a alma está no membro mais pequeno tão perfeitamente como está dentro do corpo todo inteiro.
  14. Sobre este assunto, Agostinho diz: se a união do corpo e da alma é tão grande, a união que une o espírito ao Espírito é ainda bem maior.
  15. Vejam, Ele é «Senhor» e «Espírito» afim de nos fazer felizes ao nos unir a Ele. 1

Notas
  1. Desta grande união da alma e do corpo, todos os mestres falaram, desde Aristóteles até São Tomás. Eckhart insiste particularmente na unidade do composto humano: apesar de ser o espírito dotado de intelecto que age no corpo, não se deve dizer: a minha alma conhece ou faz isto ou aquilo, mas antes: eu faço ou eu conheço isto ou aquilo.

    Deus é espírito, é por isso que a coisa mais pequena que é espírito é mais nobre que todas as coisas corporais.

    Agostinho diz: se a união do corpo e da alma é tão grande, a união que une o espírito ao Espírito é ainda maior. Vejam, Ele é «Senhor» e «Espírito» afim de nos fazer felizes ao nos unir a Ele. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O Espírito do Senhor encheu o globo da terra 4