Mestre Eckhart – O Espírito do Senhor encheu o globo da terra 3


  1. «O Espírito do Senhor». Porque é que Ele se chama Senhor?
  2. É porque ele nos enche.
  3. Porque é que Ele se chama Espírito?
  4. É porque Ele nos une a Ele.
  5. Reconhece-se a senhoria por três sinais.
  6. Um deles, é que o Senhor é rico. Rico é aquilo que possui tudo sem nenhuma falta. Eu sou um homem e se eu sou rico, eu não sou por isso um outro homem. Se eu fosse todos os homens, eu não seria por isso um anjo. Mas se eu fosse anjo e homem, eu não seria por isso todos os anjos. É por isso que não é verdadeiramente rico senão Deus apenas porque contém simplesmente todas as coisas n'Ele.
  7. É por isso que Ele pode dar totalmente: tal é o outro sinal da riqueza. Um mestre diz que Deus se oferece a Ele próprio a todas as criaturas, cada uma pode tomar d'Ele tanto quanto ela queira. Eu digo que Deus se oferece a mim como ao anjo mais elevado, e se eu estivesse tão disponível como ele, eu receberia tanto quanto ele. Eu disse frequentemente que Deus se comportou eternamente como se Ele tivesse procurado com zelo como é que Ele poderia agradar à alma.
  8. O terceiro sinal da riqueza, é que se dê sem reciprocidade, porque aquele que dá para obter qualquer coisa não é plenamente rico. É por isso que a riqueza de Deus se manifesta no facto de que Ele dá gratuitamente todos os seus dons. Daí esta frase do profeta: «Eu disse ao meu Senhor: tu és o meu Deus porque tu não tens necessidade do meu bem.»
  9. Só esse é um «Senhor» e é «Espírito».
  10. Eu digo que Ele é «Espírito»: a nossa beatitude consiste em que Ele nos une a Ele.
  11. O que Deus opera de mais nobre em todas as criaturas, é o ser.
  12. O meu pai dá-me realmente a minha natureza, mas ele não me dá o meu ser. Isso, só Deus o opera absolutamente.
  13. É por isso que, todas as coisas que existem, sentem uma alegria bem compreensível pelo facto de serem.
  14. Vejam - eu já o disse por vezes, e eu não fui bem compreendido - é por isso que Judas no inferno não quereria (se pudesse) ser um outro no céu. Porquê? Se ele devesse ser outro, era preciso que o seu ser fosse aniquilado. Isso não é possível porque o ser não se renega a si próprio.
  15. O ser da alma é receptivo ao fluxo da luz divina, no entanto nem tão pura nem tão límpida quanto Deus a pode dar (a luz divina), mas velada.
  16. Vê-se bem a luz do sol quando ela se derrama sobre uma árvore ou sobre outra coisa, mas nós não a podemos apreender a ela própria.
  17. Vejam, é assim dos dons divinos, é preciso que eles sejam medidos segundo aquele que os deve receber, e não segundo aquele que os dá. 1

Notas
  1. Deus é Senhor. A senhoria reconhece-se por três sinais.

    Um deles é a riqueza. Ora Deus é o único rico porque só Ele possui tudo. Segundo sinal: Ele pode dar totalmente. Cada uma das suas criaturas pode tomar d'Ele tanto quanto ela queira. E o terceiro sinal de riqueza: Ele dá tudo gratuitamente e sem reciprocidade.

    «O que Deus opera de mais nobre em todas as criaturas, é o ser.» Para ilustrar o valor do ser e o apego de cada criatura ao seu próprio ser, o pregador exprime-se em seguida assim: «É por isso que Judas no inferno não quereria (se pudesse) ser um outro no céu. Porquê? Se ele devesse ser outro, era preciso que o seu ser fosse aniquilado. Isso não é possível porque o ser não se renega a si próprio.»

    Apesar de Mestre Eckhart muitas vezes ter convidado os seus auditores a apreenderem bem o sentido das suas palavras, apesar de várias vezes os ter avisado para não se inquietarem se o significado das suas palavras lhes escapassem, ele informa-nos aqui claramente que ele não foi bem compreendido quando ele citou Judas a propósito do apego da criatura ao seu ser.

    Nós não encontramos em nenhuma outra parte das suas obras, exceto nas atas do processo, uma tal alusão à incompreensão da qual ele foi objeto. Encontra-se, no entanto, outros textos onde ele fala deste mesmo apego que pode surpreender, como o do sermão 6, Os justos viverão eternamente: «Tão desejável em si é a vida que é desejada por ela própria. Aqueles que estão no inferno, nos tormentos eternos, não quereriam (se pudessem) perder a sua vida, nem os demónios, nem as almas, porque a vida deles é tão nobre que ela flui diretamente de Deus para a alma.»

    Isto só se aplicaria ainda às coletividades, dos demónios, dos danados - não a Judas infamado por todos os séculos cristãos, e aqui estamos na Idade Média. A declaração de Eckhart abre-nos perspetivas sobre o que se possa ter passado e que, com efeito, por tal ou tal caminho, se passou realmente: as tagarelices, as discussões entre auditores mais ou menos escandalizados, alguns mais audaciosos pedindo ao Mestre explicações, e esses rumores chegaram até aos inimigos dos dominicanos, até ao arcebispo.

    Não nos espantaremos no entanto por não encontrar rasto dessa acusação nos diversos processos (é verdade que nós não os possuímos todos). Tão obtusos que fossem os censores, eles não poderiam negar a doutrina unanimemente admitida segundo a qual a perfeição primeira é o ser. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O Espírito do Senhor encheu o globo da terra 3