Mestre Eckhart – O Espírito do Senhor encheu o globo da terra 2


  1. Sobre este assunto, um mestre grego diz que a natureza, porque ela age dentro do tempo e do espaço, diferencia o filho do pai.
  2. Um mestre diz: um carpinteiro que faz uma casa formou-a nele previamente, e se a madeira estivesse suficientemente submetida à sua vontade, logo que ele quisesse, ela (a casa) ficaria pronta, e se a matéria não existisse não existiria outra diferença a não ser entre a geração e o imediatamente gerado.
  3. Vejam, não é assim em Deus porque não há nele nem tempo nem espaço, é por isso que elas (as Pessoas divinas) são um em Deus, e não existe outra diferença a não ser entre a emanação e o emanado. 1

Notas
  1. Ora, o ser humano pode percorrer ao contrário esta segunda emanação.

    É esta a importância da comparação com o carpinteiro, muitas vezes citada: o carpinteiro traz no seu espírito a imagem da casa que ele quer construir, e para compreender essa casa, é preciso reencontrar a ideia no espírito do carpinteiro.

    Da mesma forma, o ser humano só se compreende a si próprio se regressar à ideia do ser humano que permanece no seio do Criador.

    Este caminho de regresso é no entanto entravado pelo espaço e pelo tempo, da mesma forma que o carpinteiro não pode realizar imediatamente o plano da casa porque a madeira opõe uma resistência à sua vontade.

    Eckhart reservou a maior parte do seu sermão aos dois desenvolvimentos que acabam de ser mencionados. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » O Espírito do Senhor encheu o globo da terra 2