Mestre Eckhart – O Espírito do Senhor encheu o globo da terra 1
Sermão 47 - O Espírito do Senhor encheu o globo da terra
- «O Espírito do Senhor encheu o globo da terra.» (Sb 1, 7).
- Um mestre diz que todas as criaturas trazem em si uma marca da natureza divina da qual elas emanam, por forma que elas possam operar segundo a natureza divina de onde elas fluíram. 1
- As criaturas emanam segundo dois modos.
- O primeiro modo dessas emanações está nas suas raízes, da mesma forma que as raízes produzem a árvore.
- O segundo modo da emanação é segundo um modo unificador.
- Vejam, a emanação da natureza divina produz-se também segundo dois modos.
- Uma dessas emanações é a do Filho a partir do Pai, ela ocorre segundo o modo da geração.
- A outra emanação é segundo um modo unificador, o Espírito Santo; esta emanação é a do amor do Pai e do Filho: é o Espírito Santo porque os dois se amam nele.
- Vejam, todas as criaturas manifestam que elas emanaram e fluíram da natureza divina, e elas trazem uma marca dela nas suas obras.
- Um mestre grego diz que Deus mantém todas as criaturas como que no freio para que elas ajam à sua semelhança.
- É por isso que a natureza tende sem cessar para o mais elevado que ela possa realizar.
- A natureza não queria só produzir o filho; se ela pudesse, ela queria produzir o pai.
- É por isso que, se a natureza operasse fora do tempo, ela não sofreria de faltas acidentais. 2
Notas
- «Todas as criaturas trazem nelas uma marca da natureza divina de onde elas emanaram...» O mestre a que Eckhart se refere anonimamente é talvez Boécio, que ele cita no seu Comentário sobre São João a propósito de um pensamento próximo deste, mas muitos mais mestres exprimiram uma opinião semelhante.
Eckhart, ele próprio, disse-nos no sermão 9, Como uma estrela da manhã: «Aquele que não conhecesse nada a não ser as criaturas nunca teria necessidade de pensar num sermão, porque todas as criaturas estão cheias de Deus e são um livro.» [ ↑ ] - Eckhart considera dois tipos de emanações: das Pessoas divinas a partir da Divindade, e das criaturas a partir do Criador.
A primeira dessas duas «processões» é ela própria dupla: o Pai gera o Filho e num momento unificador, o Pai e o Filho amam-se no Espírito Santo.
A segunda dessas «processões» é a das coisas a partir da sua causa. [ ↑ ]
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