Mestre Eckhart – Esta é a vida eterna 4


  1. Notem bem! Se vocês amam a justiça segundo o que a justiça é para ti ou em ti, vocês não amam a justiça segundo que ela é «a» justiça, e assim vocês não a consideram, e não a amam, na sua simplicidade, mas vocês consideram-na como dividida.
  2. Deus sendo a justiça, vocês não o consideram, e vocês não o amam, segundo que ele é simples.
  3. É por isso que vocês se devem apropriar da justiça segundo que ela é «a» justiça, e assim vocês apropriam-se dela segundo que ela é Deus.
  4. Assim portanto, onde a justiça opera, vocês operam, porque então vocês operam a justiça em todo o tempo.
  5. Sim, e se o inferno estivesse no caminho da justiça, vocês operavam a justiça e ele não seria para vocês uma pena, ele seria para vocês uma alegria, porque vocês seriam vocês próprios a justiça, e é por isso que vocês devem operar a justiça, porque na medida em que uma qualidade se eleva em direção ao universal, ela coincide com a simplicidade dessa universalidade e, nessa medida também, ela é mais simples. 1
  6. Que Deus nos ajude a chegar à simplicidade da verdade. Amém. 2

Notas
  1. Ele realiza todas as suas obras a partir do seu interior. Aquelas que são movidas por causas estrangeiras são todas mortas, mesmo se ele as opera na justiça.

    A justiça sendo Deus, é em relação a Deus que ele as deve realizar na alegria. [  ]
  2. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 31-59 - Tome II», Éditions du Seuil, Paris, 1978, p. 100-103. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Esta é a vida eterna 4