Mestre Eckhart – Simão Pedro, feliz és tu 8


  1. O terceiro nome é «Simão»; quer dizer «aquele que é obediente» e «aquele que é submisso».
  2. Aquele que deve ouvir Deus deve estar separado, longe dos outros.
  3. É por isso que David diz: «Eu me calarei e ouvirei o que Deus diz em mim. Ele anuncia a paz no seu povo, e aos seus santos, e a todos aqueles que estiverem voltados para Ele nos seus corações.»
  4. Feliz a pessoa que se aplica a ouvir o que Deus diz nela; ela deve submeter diretamente a sua obediência ao raio da luz divina.
  5. A alma que, com toda a sua força, se voltou sob a luz de Deus está inflamada e abrasada no amor divino.
  6. A luz divina brilha diretamente desde o alto sobre ela.
  7. Se o sol brilhasse diretamente sobre a nossa cabeça, poucas pessoas viveriam.
  8. Igualmente, a potência superior da alma, que é a cabeça, deveria estar igualmente elevada sob o raio da luz divina para que possa aí brilhar a luz divina de que eu frequentemente falei; ela é tão pura, e tão eminente, e tão elevada que todas as luzes são treva, e nada, comparadas com ela.
  9. Tais quais elas são, todas as criaturas são como um nada; quando irradia sobre elas a luz onde elas tomam o seu ser, então elas são qualquer coisa. 1

Notas
  1. Ele regressa à interpretação clássica de São Jerónimo dando a «Simão» (terceiro nome de Pedro) o sentido de «aquele que é obediente», «aquele que é submisso». E cita o Salmo 83, 9 para convidar ao silêncio aquele que quer ouvir em si a palavra de Deus.

    A potência superior da alma, o intelecto, deveria ser elevado sob o raio da luz divina para que esta possa aí brilhar.

    Quando todas as criaturas, que nelas próprias são nada (niht) - afirmação frequentemente repetida, e fonte de mal-entendidos que conduzirão aos processos de Colónia e de Avinhão -, quando portanto as criaturas se colocam debaixo dessa luz, de onde elas recebem o seu ser, elas são qualquer coisa (int). [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Simão Pedro, feliz és tu 8