Mestre Eckhart – Simão Pedro, feliz és tu 5


  1. Como deve ser constituído aquele que deve contemplar Deus?
  2. Ele deve estar morto.
  3. O Senhor diz: «Ninguém me pode ver e viver.»
  4. São Gregório diz: «Está morto aquele que está morto para o mundo.»
  5. Examinem vocês próprios como é um morto, e quanto pouco ele é afetado por tudo o que existe no mundo.
  6. Se se morre para este mundo, não se morre para Deus.
  7. Santo Agostinho pronunciava diversos tipos de orações.
  8. Ele dizia: «Senhor, tem piedade de mim, e mostra-me a tua face, e concede-me que morra, e concede-me que não morra para que eu te contemple eternamente.»
  9. Tal é o primeiro ponto: é preciso que se esteja morto se se quer contemplar Deus.
  10. É o primeiro nome: «Patrus». 1

Notas
  1. Da contemplação de Deus no lado de lá, ele passa à contemplação de Deus neste mundo.

    Apoiando-se no versículo do Êxodo 33, 20: «Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá», ele refere-se a São Gregório que diz: «Está morto quem está morto para o mundo.»

    Ele cita várias orações de Santo Agostinho que exprimem o seu desejo de contemplar Deus. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Simão Pedro, feliz és tu 5