Mestre Eckhart – Quando se completaram os dias 4


  1. Vejam «ecce».
  2. Esta pequena palavra «ecce» tem incluída em si todos os seus significados possíveis, é uma invariável.
  3. O verbo, é Deus, Deus é um Verbo, o Filho de Deus é um Verbo.
  4. Ele (Lucas) quer dizer que toda a nossa vida, e todo o nosso desejo, devem estar absolutamente incluídos e suspensos em Deus, e inclinados para Ele.
  5. É por isso que Paulo diz: «Eu sou aquilo que sou pela graça de Deus.»
  6. Ele diz ainda: «Eu vivo, mas não eu, é Deus que vive totalmente em mim.»
  7. O quê mais? 1

Notas
  1. «Ecce», essa palavra indeclinável, à qual portanto nada pode ser acrescentado, simboliza o Verbo de Deus, no qual devem ser incluídos o nosso desejo e a nossa vida.

    Este desenvolvimento culmina na frase de São Paulo que Mestre Eckhart traduz assim (ele cita sempre de memória): «Eu vivo, mas não eu, é Deus que vive totalmente em mim.»

    O pregador acrescenta esta exclamação: «O quê mais?» A «reportação» reteve-a: nem Eckhart, nem Agostinho, nem mesmo o profeta citado por intermédio deste último podiam com efeito ir mais longe na afirmação da identidade entre Deus e o ser humano. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Quando se completaram os dias 4