Mestre Eckhart – Quando se completaram os dias 2


  1. Os nossos melhores mestres dizem: uma imagem numa pedra ou numa parede, se a pudéssemos isolar do seu suporte, se a considerássemos enquanto que imagem, faria absolutamente um com aquilo de que ela é a imagem.
  2. Quando a alma penetra na imagem, (na alma) onde não há nada de estrangeiro, onde só está a imagem (divina) com a qual ela é uma única imagem, ela recebe um bom ensinamento.
  3. Quando se é introduzido na imagem onde se é semelhante a Deus, aí apreende-se Deus, aí encontra-se Deus.
  4. Onde existe uma divisão para o exterior, não se encontra Deus.
  5. Quando a alma penetra na imagem, e se encontra unicamente na imagem, ela encontra Deus na imagem, e pelo facto de que ela se encontra e encontra Deus, é uma única operação fora do tempo; lá ela encontra Deus.
  6. Na medida em que ela está no interior, nessa medida, ela é «um» com Deus, ele quer dizer: na medida em que se está incluído lá onde a alma é a imagem de Deus.
  7. Na medida em que o ser humano está no interior, nessa medida ele é divino; na medida em que ele está no interior, nessa medida ele está em Deus, não incluído, não unido, mas antes «um». 1

Notas
  1. Nós encontramos agora várias alusões à teoria agostiniana do espírito como «imagem» de Deus: a alma deve concentrar-se nessa imagem, quer dizer, no interior dela própria, de onde tudo foi excluído. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Quando se completaram os dias 2