Mestre Eckhart – Quando se completaram os dias 1


Sermão 44 - E eis que um homem estava em Jerusalém
  1. São Lucas escreve no Evangelho: «Quando os dias se completaram, Cristo foi levado ao templo. E eis que em Jerusalém estava um homem chamado Simão, justo e temente a Deus: ele aguardava pela consolação do povo de Israel, e o Espírito Santo esta nele.» (Lc 2, 22 e 25). 1
  2. «E eis que»: esta pequena palavra «et» designa em latim uma união, uma ligação, uma inclusão.
  3. O que está absolutamente ligado e incluso significa união.
  4. Com isto eu quero dizer que o homem está ligado a Deus, incluso n'Ele, unido a Ele.
  5. Os nosso mestres dizem: a união quer a similitude.
  6. Não pode existir união sem similitude.
  7. O que está ligado e incluso faz a união.
  8. O que está próximo de mim, quando eu estou sentado próximo, ou quando eu me encontro no mesmo lugar, não cria a similitude.
  9. Agostinho diz a este respeito: Senhor, quando eu me encontrava longe de ti, não era por causa da distância, mas antes pela dissimilitude em que eu me encontrava.
  10. Um mestre diz: aquele cujo ser e a operação se situam absolutamente na eternidade, e aquele cujo ser e a operação se situam absolutamente no tempo, nunca se harmonizam, nunca se aproximam.
  11. Os nossos mestres dizem: entre as coisas cujo ser e a operação se situam na eternidade, e as coisas cujo ser e a operação se situam no tempo, existe necessariamente um intermediário.
  12. Mas onde a inclusão, a ligação é total, tem-se necessariamente a presença do mesmo.
  13. Onde Deus e a alma devem estar unidos, é preciso que sejam iguais.
  14. Onde não há nenhuma desigualdade, necessariamente só lá há o Um.
  15. Então produz-se, não apenas uma união por inclusão, mas antes a unidade, não apenas a semelhança, mas o mesmo.
  16. É por isso que nós dizemos que o Filho não é semelhante ao Pai, mas que é o mesmo, que é um com o Pai. 2

Notas
  1. Mestre Eckhart tirou o seu texto do evangelho de Lucas, para a Purificação de Maria (2 de fevereiro).

    O sermão apresenta-se, com efeito, como uma explicação palavra a palavra do texto latino: «Et ecce homo erat in Ierusalem».

    Estas seis palavras constituem as seis seções do sermão. [  ]
  2. O pregador começa pela interpretação do latim «et».

    Esta «pequena palavra», a cópula, designa a união. «Com isto eu quero dizer que o homem está ligado a Deus, incluso n'Ele, unido a Ele.»

    Segundo a palavra dos «mestres» (entendamos sobretudo Agostinho e Tomás), a união quer a «similitude». A palavra «semelhança» apresenta-se imediatamente ao espírito, mas no sermão 13, Viu sobre o monte Sião, onde ele emprega estes termos, Eckhart declara que eles são «maus e enganadores». «Deus pode tolerar tão pouco a semelhança, quanto pode tolerar que Ele não é Deus.»

    Igualmente no sermão 6, Os justos viverão eternamente, ele rejeita o conceito de semelhança.

    A última frase do primeiro parágrafo, sem equívoco, permite dar às diferentes acepções destas palavras um valor mais próximo do pensamento eckhartiano: «É por isso que nós dizemos que o Filho não é semelhante ao Pai, mas que é o mesmo (idêntico), que é um com o Pai.» [  ]


[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Quando se completaram os dias 1