Mestre Eckhart – Jovem, digo-te: Levanta-te! 10


  1. Eu já o disse frequentemente: uma imagem, enquanto que ela é uma imagem e do que ela é a imagem, nada as pode separar.
  2. Quando a alma vive naquilo que faz dela a imagem de Deus, ela procria, lá está a verdadeira união; todas em conjunto, as criaturas não podem separá-las.
  3. Em desafio a Deus ele próprio, em desafio aos anjos, em desafio às almas e a todas as criaturas, eles não as podem separar lá onde a alma é a imagem de Deus!
  4. É a verdadeira união, lá reside a verdadeira beatitude.
  5. Alguns mestres procuram a beatitude no intelecto.
  6. Eu digo: a beatitude não reside nem no intelecto, nem na vontade, mas acima dos dois, a beatitude reside lá onde ela está enquanto tal, não enquanto que intelecto, e Deus reside lá enquanto que Deus, e a alma aí reside enquanto que ela é a imagem de Deus.
  7. A beatitude está lá onde a alma apreende Deus enquanto que Ele é Deus.
  8. Lá, a alma é a alma, e a graça é a graça, e a beatitude é a beatitude, e Deus é Deus. 1
  9. Nós pedimos a Nosso Senhor que Ele nos conceda de estarmos assim unidos a Ele. Que Deus nos ajude a isso. Amém. 2

Notas
  1. Eckhart falou-nos bastantes vezes da imagem de Deus que está na alma. A elas, todas as criaturas não poderiam separá-las.

    E eis que Mestre Eckhart se exprime numa das suas maravilhosas audácias: «Em desafio a Deus ele próprio, em desafio aos anjos, em desafio às almas e a todas as criaturas, eles não as podem separar lá onde a alma é a imagem de Deus! É a verdadeira união, lá reside a verdadeira beatitude.»

    Por várias vezes, Eckhart discutiu sobre a essência da verdadeira beatitude. Lê-se no tratado Do Homem Nobre: «Eu digo portanto que não há beatitude sem que o ser humano tenha consciência e saiba bem que ele contempla e conhece Deus, mas Deus queira que não seja essa a minha beatitude. Se isso é suficiente para qualquer outro, que ele fique por aí, mas eu tenho piedade dele.»

    Ele diz aqui: «Alguns mestres procuram a beatitude no intelecto. Eu digo: a beatitude não reside nem no intelecto, nem na vontade, mas acima dos dois, ... e a alma aí reside enquanto que ela é a imagem de Deus.

    Este sermão, que começou com alguma confusão, termina portanto num voo de palavras simples onde se sente trepidar a alma do mestre: «A beatitude está lá onde a alma apreende Deus enquanto que Ele é Deus. Lá, a alma é a alma, e a graça é a graça, e a beatitude é a beatitude, e Deus é Deus.» [  ]
  2. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 31-59 - Tome II», Éditions du Seuil, Paris, 1978, p. 80-86. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jovem, digo-te: Levanta-te! 10