Mestre Eckhart – Jovem, digo-te: Levanta-te! 9


  1. Um mestre diz: a alma procria-se a si própria nela própria, e procria-se a partir dela própria, e procria-se de regresso a si.
  2. Ela pode operar maravilhas na luz natural, ela é tão poderosa que ela separa o que é um.
  3. O fogo e o calor são um. Se o intelecto os agarra, ele separa-os.
  4. A sabedoria e a bondade são um em Deus; se o intelecto se apodera da sabedoria, ele não pensa mais na outra.
  5. A alma procria, a partir dela própria, Deus a partir de Deus, em Deus; ela procria verdadeiramente a partir dela própria; ela faz isto afim de procriar Deus a partir dela própria, lá onde ela tem a cor de Deus; lá ela é uma imagem de Deus. 1

Notas
  1. O pregador fala de passagem das maravilhas operadas pela alma na luz natural, do intelecto na sua potência de abstração: ele pode separar o que é um, como o fogo e o calor, a sabedoria e a bondade de Deus.

    O movimento de procriação próprio da alma é descrito de duas formas: 1) uma vez a partir da alma: a alma procria, a partir dela própria, Deus em Deus, e 2) uma outra vez a partir de Deus em direção à alma: Deus procria-se na alma a partir d'Ele próprio.

    É a dupla operação da alma que recebe de Deus o seu Filho, e lho entrega em retorno, pela sua irrupção na Divindade.

    Por este movimento reciproco, a alma é reconhecida como sendo «da cor de Deus». Nós já encontramos esta expressão. Ela evoca a luz de Deus que irradia na alma, próxima da «centelha». [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jovem, digo-te: Levanta-te! 9