Mestre Eckhart – Jovem, digo-te: Levanta-te! 1


Sermão 43 - Jovem, digo-te: Levanta-te!
  1. Lê-se no Evangelho que uma viúva tinha um filho único que estava morto.
  2. Então Nosso Senhor veio até ele e disse: «Eu digo-te, jovem, levanta-te!» E o jovem ergueu-se. (Lc 7, 12). 1
  3. Por esta viúva, nós entendemos a alma.
  4. Porque o «homem» estava morto, o «filho» também estava morto.
  5. Pelo «filho» nós entendemos o intelecto que é o «homem» na alma.
  6. Porque ela (a viúva, quer dizer a alma) não vivia no intelecto, o «homem» estava morto, é por isso que ela era «viúva».2
  7. Nosso Senhor diz à mulher, perto do poço: «Vai a tua casa, traz-me o teu homem.»
  8. Ele queria dizer: como ela não vivia no intelecto, que é o «homem», ela não recebia a «água viva» que é o Espírito Santo; ele só é dado quando se vive no intelecto.
  9. O intelecto é a parte superior da alma, pelo qual ela tem o mesmo ser que os anjos, e está incluída com os anjos na natureza angélica. 3

Notas
  1. Este sermão 43 é o terceiro que tem por texto o versículo de Lucas 7, 12. O missal romano, como o antigo missal dominicano, inseria-o várias vezes no ano litúrgico. Eckhart tinha várias ocasiões para regressar a ele.

    Este sermão não se desenvolve sem algumas dificuldades, assim como o notou, melhor que ninguém, Josef Quint, o seu editor.

    Encontramos aqui certamente o cunho de Mestre Eckhart, mas aqueles que o «reportaram» ou transcreveram omitiram aqui e ali algumas palavras, mesmo partes de frases que asseguravam a continuidade lógica da exposição. [  ]
  2. Assim, no início, o pregador diz-nos que a viúva é a alma. É uma ideia reencontrada frequentemente em Eckhart que o homem é a «cabeça da alma», quer dizer o intelecto. «Porque o «homem» estava morto, o «filho» também estava morto. Pelo «filho» nós entendemos o intelecto que é o «homem» na alma.» Como explicar que, no mesmo desenvolvimento, o pai e o filho representem ambos o «homem» na alma, quer dizer o intelecto?

    Para ajudar à nossa compreensão, retomemos uma passagem do sermão 18 sobre o mesmo versículo de Lucas: «O homem estava morto, é por isso que também o filho estava morto. O filho único da alma, é a vontade, são todas as potências da alma, elas são todas "um" no mais íntimo do intelecto. O intelecto, é o homem na alma. Agora que o homem está morto, o filho também está morto. [  ]
  3. A citação da Samaritana, que se segue imediatamente, parece bastante inesperada. O pregador acaba de nos dizer que a viúva não vivia no intelecto, da mesma forma que a Samaritana, é por isso que ela não recebia a água viva.

    «Vai a tua casa, traz-me o teu homem», diz o Senhor à mulher. Ora ela não tem «homem», significando aqui que ela não tem «homem» na alma. [  ]


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