Mestre Eckhart – Jovem, digo-te: Levanta-te! 5


  1. Existe na alma uma potência pela qual todas as coisas são igualmente deleitosas: sim, a pior e a melhor são para essa potência absolutamente iguais, ela apreende todas as coisas acima de «aqui» e de «agora».
  2. «Agora» é o tempo, «aqui» é o lugar - o lugar onde eu me encontro agora.
  3. Se portanto eu tivesse saído de mim próprio e absolutamente desprendido, pois bem! o Pai geraria o seu Filho único no meu espírito tão puramente quanto o espírito o geraria por sua vez.
  4. Sim, em toda a verdade, se a minha alma estivesse tão pronta como a alma de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai operaria tão puramente em mim quanto no seu Filho único e não menos, porque Ele me ama com o mesmo amor com o qual Ele se ama a Ele próprio.
  5. São João diz: «No princípio estava o Verbo, e o Verbo estava ao pé de Deus e Deus era o Verbo.»
  6. Pois bem! aquele que quer compreender esta frase no Pai - onde reina um grande silêncio - esse deve ser muito silencioso e desprendido de todas as imagens e mesmo de todas as formas.
  7. O ser humano devia aderir tão fielmente a Deus que em todas as coisas nada o pudesse rejubilar ou entristecer.
  8. Ele deve tomar todas as coisas em Deus, tal como elas são lá. 1

Notas
  1. Eckhart retoma agora a noção que lhe é tão cara do «qualquer coisa» na alma, à qual ele precedentemente deu e dá de novo o nome de «potência», considerando aliás que esse nome não lhe convém mais que qualquer outro. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jovem, digo-te: Levanta-te! 5