Mestre Eckhart – Jovem, digo-te: Levanta-te! 3


  1. Ora Nosso Senhor diz: «Jovem, digo-te, levanta-te!»
  2. Pois bem! para que eu me aperceba em mim do «dizer» de Deus, é preciso que eu seja completamente estrangeiro a tudo o que é meu, assim como me é estrangeiro aquilo que está do outro lado do mar, mas particularmente o que está no tempo.
  3. Nela própria, a alma é tão jovem como quando ela foi criada, e a velhice que lhe aparece é devida ao corpo pelo qual ela move os sentidos.
  4. Um mestre diz: «Se uma pessoa velha tivesse os olhos de um jovem, ela veria tão bem como o jovem.»
  5. Eu estive ontem num lugar onde pronunciei uma frase que parece verdadeiramente incrível; eu digo: Jerusalém está tão próxima da minha alma quanto o lugar onde eu estou agora.
  6. Sim, em toda a verdade, o que está a mais de mil léguas mais distante do que Jerusalém está tão próximo da minha alma quanto o meu próprio corpo; eu estou tão certo disso como estou certo de ser um homem, e é fácil de compreender pelos clérigos intuídos.
  7. Saibam: a minha alma é tão jovem quanto quando ela foi criada, sim, e ainda bastante mais jovem!
  8. E saibam: eu não ficarei surpreendido que ela seja amanhã ainda mais jovem que hoje! 1

Notas
  1. Para que a palavra divina seja apercebida pela alma, é preciso que esta se torne completamente estrangeira a tudo o que lhe pertence no espaço e no tempo, e que ela fique tão jovem quanto ela era quando foi criada.

    «E saibam: eu não ficarei surpreendido que ela seja amanhã ainda mais jovem que hoje!» Porque só o corpo envelhece. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jovem, digo-te: Levanta-te! 3