Mestre Eckhart – Jovem, digo-te: Levanta-te! 1


Sermão 42 - Jovem, digo-te: Levanta-te!
  1. Lê-se no evangelho que o senhor São Lucas fala de um jovem que estava morto. Então Nosso Senhor passou, aproximou-se, teve pena dele, tocou-o e disse: «Jovem, digo-te e ordeno-te: Levanta-te!» (Lc 7, 12).
  2. Ora saibam: em todas as pessoa boas, Deus está totalmente, e há na alma qualquer coisa onde Deus vive; há uma «qualquer coisa» na alma onde a alma vive em Deus.
  3. Mas quando a alma se volta para as coisas exteriores, ela morre, e Deus morre também para a alma; Ele não morre no entanto n'Ele próprio, e Ele vive n'Ele próprio.
  4. Quando a alma se separa do corpo, o corpo fica morto mas a alma vive; também, Deus morre para a alma, mas vive para Ele próprio.
  5. Ora saibam: há na alma uma potência mais vasta que o céu que é inacreditavelmente vasto, tão vasto que não pode verdadeiramente ser expresso, mas essa própria potência é ainda mais vasta. 1

Notas
  1. Desde as primeiras linhas do sermão, é questão de «qualquer coisa» na alma onde Deus vive e onde a alma vive em Deus.

    Esse é um dos numerosos nomes da «pequena centelha».

    Depois de nos ter dito, em referência ao texto inicial, que a alma morre para Deus e que Deus morre para a alma quando ela se volta para as coisas exteriores, Eckhart regressa a essa «qualquer coisa» e chama-lhe desta vez «uma potência mais vasta que o céu». [  ]


[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jovem, digo-te: Levanta-te! 1