Mestre Eckhart – Deus ama aqueles que perseguem a justiça 11


  1. Eu tenho por vezes costume, quando devo rezar, de pronunciar estas poucas palavras: «Senhor, é tão pouco, aquilo que nós te pedimos. Se alguém mo pedisse, eu conceder-lhe-ia, e isso é para ti cem vezes mais fácil que para mim, e tu também o fazes com melhor boa vontade. E se nós te pedimos qualquer coisa de mais importante, seria para ti fácil de o dar, e quanto mais é importante, mais tu o dás de boa vontade.»
  2. Porque Deus está pronto para dar grandes coisas, se nós pudéssemos deixar todas as coisas na justiça. 1
  3. Que Deus nos ajude afim de que nós possamos assim «perseguir a justiça», «na sabedoria», que nós tenhamos fome e sede dela afim de sermos saciados. Amém. 2

Notas
  1. E eis que no fim do sermão, ele faz uma confidência que parece colocá-lo em plena contradição com o seu propósito precedente.

    Ele, que nos interdita de pedir, confessa que reza por vezes assim: «Senhor, é tão pouco, aquilo que nós te pedimos. Se alguém mo pedisse, eu conceder-lhe-ia, e isso é para ti cem vezes mais fácil que para mim, e tu também o fazes com melhor boa vontade.»

    É impossível que ele não se tenha apercebido da contradição. Será que ele a inseriu na peroração para se colocar ao nível do seu auditório que pode ter considerado, como ele suspeita, o seu discurso difícil e pode ter-lhe criticado a sua intransigência?

    Mas tomemos bem atenção que ele acrescentou: «E se nós te pedimos qualquer coisa de mais importante, seria para ti fácil de o dar, e quanto mais é importante, mais tu o dás de boa vontade.»

    Ora, com esta indicação discreta, ele incita-os a pedir o que é precisamente o mais importante: o amor da justiça, a aceitação da vontade divina, a vida sem porquê, o nascimento do Filho na alma, o próprio Deus. [  ]
  2. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 31-59 - Tome II», Éditions du Seuil, Paris, 1978, p. 66-74. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Deus ama aqueles que perseguem a justiça 11