Mestre Eckhart – Deus ama aqueles que perseguem a justiça 10


  1. Um texto diz: a virtude nunca é uma virtude a menos que ela venha de Deus, ou por Deus, ou em Deus; uma destas três coisas é sempre necessária.
  2. Se fosse de outra forma, não seria uma virtude, porque aquilo para onde se tende, se não tem relação com Deus, é muito pouca coisa.
  3. A virtude é Deus, ou diretamente em Deus.
  4. Mas aquilo que é melhor, eu não vos quero falar disso agora. Ou vocês poderiam dizer: «Diga, Mestre, o que é? Como poderíamos nós estar diretamente em Deus, por forma a que nós não teríamos outro pensamento e outra procura a não ser Deus? e como é que nós deveríamos ser suficientemente pobres ao ponto de deixar todas as coisas? É verdadeiramente um discurso difícil: nós não deveríamos desejar recompensa?
  5. - Tenham a certeza de que Deus não negligencia o dar-nos tudo, e mesmo se Ele tivesse jurado o contrário, Ele não se poderia impedir de dar-nos tudo.
  6. É muito mais necessário para Ele o dar-nos a nós, que a nós o receber, mas nós não devemos visar a isso, porque quanto menos nós procurarmos e desejarmos, mais Deus dá.
  7. Deus não tem com isso outra intenção que não seja o tornar-nos assim mais ricos e permitir-nos receber mais. 1

Notas
  1. De novo, o pregador nos introduz no diálogo fictício com o seu ouvinte: «Como deveríamos nós ser suficientemente pobres e deixar todas as coisas? É verdadeiramente um discurso difícil: nós não deveríamos desejar recompensa?»

    Ora ele assegura-lhes: Deus tem mais desejo de nos dar que nós de receber, mas nós não devemos visar a isso. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Deus ama aqueles que perseguem a justiça 10