Mestre Eckhart – Deus ama aqueles que perseguem a justiça 8


  1. Deus certamente distribuiu satisfação e alegria nas criaturas, mas a raiz de toda a satisfação e a substância de toda a alegria, Deus guarda-a n'Ele próprio.
  2. Eis uma comparação: o fogo comunica bem a sua raiz na água com o calor, porque quando se tira o fogo, o calor fica durante um bom tempo na água, e também na madeira; depois da presença do fogo, o calor fica tanto mais tempo quanto o fogo foi mais forte.
  3. Mas o sol irradia no ar e penetra-o com a sua luz, ele não lhe comunica no entanto a sua raiz, porque quando o sol não está mais presente, nós também não temos mais luz.
  4. É assim que Deus se comporta com as criaturas: Ele comunica o reflexo da sua satisfação às criaturas, mas a raiz de toda a satisfação Ele guarda-a apenas para Ele próprio, porque Ele quer que nós só pertençamos a Ele e a mais ninguém.
  5. Deus prepara-se e oferece-se assim à alma, e aplicou-se com toda a sua Divindade a tornar-se agradável à alma, porque Deus quer ser apenas Ele a agradar à alma, e Ele não quer ter rival.
  6. Deus não tolera limite; Ele também não quer que se preste atenção a outra coisa que não seja Ele. 1

Notas
  1. Deus distribuiu satisfação e alegria nas suas criaturas, mas Ele guardou n'Ele «a raiz» de toda a alegria.

    Da mesma forma que o sol penetra no ar com a sua luz sem aí projetar a sua «raiz», «porque quando o sol não está mais presente, nós também não temos mais luz».

    Paralelamente, Deus quer-nos só para Ele e não tolera rival. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Deus ama aqueles que perseguem a justiça 8