Mestre Eckhart – Deus ama aqueles que perseguem a justiça 5


  1. Ora notem esta pequena frase que ele pronuncia: «Eles têm fome e sede da justiça.»
  2. O Senhor diz: «Aqueles que me comerem terão ainda mais fome, aqueles que me beberem terão ainda mais sede.»
  3. Como devemos compreender isto?
  4. Porque não é assim para as coisas corporais: quanto mais comemos, mais ficamos saciados, mas nas coisas espirituais, não há saciedade: quanto mais possuímos, mais temos desejo.
  5. Daí esta frase: «Eles ficarão ainda mais sedentos, aqueles que me bebem, mais esfomeados, aqueles que me comem.»
  6. Esses, têm de tal forma fome da vontade de Deus, e ela tem para eles um tal sabor, que tudo o que Deus lhes impões lhes é tão agradável, e os satisfaz tanto, que eles não poderiam querer nem desejar outra coisa.
  7. Enquanto o ser humano tem fome, as comidas têm gosto para ele, e quanto maior é a sua fome, mais ele tem satisfação no comer.
  8. É assim para aqueles que têm fome da vontade de Deus; a sua vontade tem um tal sabor para eles, e tudo o que Deus quer, e que Ele lhes impõe, agrada-lhes tanto que mesmo que Deus os quisesse poupar, eles não queriam ser poupados, tanto lhes agrada essa vontade primeira de Deus.
  9. Se eu quisesse ser amado por alguém, e se eu quisesse agradar apenas a essa pessoa, tudo o que lhe fosse agradável, e pelo qual eu lhe agradasse, seria para mim preferível a qualquer outra coisa.
  10. E se eu lhe agradasse numa roupa andrajosa em vez de veludo, não há qualquer dúvida que eu vestiria a roupa andrajosa de preferência a qualquer outra roupa.
  11. Passa-se o mesmo com aquele a quem agrada a vontade de Deus: Tudo aquilo que Deus lhe envia, quer seja doença ou pobreza, ou o que quer que seja, ele prefere-o a qualquer outra coisa.
  12. Porque Deus o quer, ele encontra aí mais sabor que em qualquer outra coisa. 1

Notas
  1. O pregador assimila o amor da justiça ao amor pela vontade de Deus.

    Desde as Instruções Espirituais às suas noviças de Erfurt, como no Livro da Consolação Divina e em tantos sermões, ele introduz o que pode trazer confiança espiritual e consolação prática.

    Para aqueles que têm verdadeiramente fome e sede da vontade divina, ela tem um tal sabor que tudo aquilo que Deus quer, e que Ele lhes impõe, lhes agrada, e se Deus os quisesse poupar, eles não queriam ser poupados.

    Nós encontramos aqui uma comparação sobre rouparia bastante rara em Eckhart: «Se eu quisesse ser amado por alguém, e se eu quisesse agradar apenas a essa pessoa..., se eu lhe agradasse numa roupa andrajosa em vez de veludo, não há qualquer dúvida que eu vestiria a roupa andrajosa de preferência a qualquer outra roupa.» [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Deus ama aqueles que perseguem a justiça 5