Mestre Eckhart – Permaneçam em mim! 1


Sermão 40 - Permaneçam em mim!
  1. Nosso Senhor Jesus Cristo diz no Evangelho: «Permaneçam em mim!» (Jo 15, 4) e uma outra fase da epístola diz: «Feliz é o homem que está estabelecido na Sabedoria.» (Eclo 14, 22).
  2. E estas duas frases estão de acordo, a frase de Cristo: «Permaneçam em mim!» e a frase da epístola: «Feliz é o homem que está estabelecido na Sabedoria.» 1
  3. Ora prestem atenção ao que o ser humano deve ter para estar estabelecido n'Ele, quer dizer em Deus.
  4. Ele deve possuir três coisas.
  5. A primeira é que ele se tenha renunciado a si próprio, e que ele tenha renunciado a todas as coisas, que ele não esteja mais agarrado ao que quer que seja que toque nos sentidos do exterior, e que ele não permaneça em nenhuma criatura que esteja no tempo ou na eternidade.
  6. A segunda coisa é que ele não ame nem este bem aqui nem aquele bem acolá, mas que ele ame o Bem de onde fluem todos os bens, porque nenhuma coisa é agradável ou desagradável senão na medida em que Deus está nela.
  7. É por isso que não se deve amar tal bem senão na medida em que se ama Deus nesse bem.
  8. Não se deve portanto amar Deus, nem pelo seu reino celeste, nem pelo que quer que seja, deve-se amá-lo pelo Bem que Ele é em si próprio.
  9. Porque aquele que O ama por outra coisa, não está estabelecido n'Ele, ele está estabelecido nesse porquê ele O ama.
  10. Se portanto vocês querem permanecer n'Ele, não O amem por nada mais do que por Ele próprio.
  11. A terceira coisa, é que o ser humano não deve apreender Deus segundo Ele é bom ou justo, ele deve apreendê-lo na Sua substância pura e despojada, na qual Ele se apreende a si próprio na Sua nudez.
  12. Porque a bondade e a justiça são as vestes de Deus, porque elas O envolvem.
  13. É por isso que vocês devem retirar de Deus tudo aquilo que O envolve e apreendê-lo na sua nudez, no Seu vestiário, sem nada que O cubra e na Sua pureza, tal qual Ele é em si próprio.
  14. Assim, vocês permanecem n'Ele. 2

Notas
  1. Josef Koch, que estudou as relações de Mestre Eckhart com a liturgia, estabeleceu que os dois textos escolhidos para este sermão só se encontram aproximados no evangelho e na epístola do antigo missal dominicano para a festa de São Vital, mártir, no dia 28 de Abril. O sermão foi portanto pronunciado nesse dia. [  ]
  2. Os dois textos estão de acordo. O pregador enumera, de forma sistemática, as condições necessárias para a habitação da alma em Deus.

    Nós encontramos aqui, segundo uma graduação ascendente, três das exigências essenciais de Mestre Eckhart: 1) ser desprendido de si próprio, e de todas as coisas; 2) amar a Deus no desinteresse total de si próprio neste mundo, e no outro; 3) amar a Deus na Sua própria substância, na Sua «nudez», com exclusão dos bens que Lhe são acrescentados, a Sua bondade e a Sua justiça, por exemplo. [  ]


[ ◊ ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Permaneçam em mim! 1