Mestre Eckhart – Nesse tempo, o anjo Gabriel foi enviado 13


  1. «Deus contigo» - então tem lugar o nascimento.
  2. Não deve parecer impossível a ninguém de lá chegar.
  3. Que prejuízo é esse para mim, tão difícil quanto seja, visto que é Ele que o realiza?
  4. Todos os Seus mandamentos me são fáceis de observar.
  5. Que Ele me comande tudo aquilo que Ele quiser, eu não me preocupo absolutamente nada com isso, tudo isso é para mim pouca coisa se Ele me der a graça para o realizar.
  6. Certos dizem que não a têm; eu digo: «Lamento. Mas tu desejas? - Não! - Eu lamento ainda mais.»
  7. Se não se pode possui-la, que se tenha ao menos o desejo.
  8. Se não se pode ter o desejo, que se deseje ao menos desejá-la.
  9. David disse: «Senhor, eu desejei o desejo da Tua justiça.» 1
  10. Que Deus nos ajude, a desejar assim de Deus, que Ele queira nascer em nós. Amém. 2

Notas
  1. «Deus está contigo.» É o que se segue imediatamente na Ave Maria.

    Uma vez mais, Mestre Eckhart insiste para que não se tome a sua doutrina como apanágio de alguns privilegiados.

    Não deve parecer impossível a ninguém o obter que o Filho nasça nele.

    O pregador interpela diretamente o seu auditório, citando o versículo do salmo: «Eu desejei o desejo da Tua justiça.»

    Se não podemos ter o desejo, que se deseje ao menos o desejar. [  ]
  2. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 31-59 - Tome II», Éditions du Seuil, Paris, 1978, p. 46-53. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Nesse tempo, o anjo Gabriel foi enviado 13