Mestre Eckhart – Nesse tempo, o anjo Gabriel foi enviado 11


  1. «Cheia de graça». A menor obra de graça é mais elevada do que todos os anjos na sua natureza.
  2. Santo Agostinho diz que uma obra de graça realizada por Deus, quando Ele converte um pecador e faz dele uma pessoa boa, é maior do que se Deus criasse um mundo novo.
  3. É tão fácil a Deus girar o céu e a terra, quanto é a mim girar uma maçã na minha mão.
  4. Quando a graça está dentro da alma, é tão pura, e tão semelhante a Deus, e tão do seu parentesco, e a graça está aí tão desprovida de obra quanto o nascimento de que eu precedentemente falei.
  5. A graça não opera obras. São João «nunca produziu sinal».
  6. A obra que o anjo realiza em Deus é tão elevada que nunca nenhum mestre, nem nenhum entendimento, poderia chegar a compreender essa obra.
  7. Mas dessa obra uma lasca cai - como cai uma lasca de uma viga que se talha - um relâmpago, lá onde, da parte inferior do seu ser, o anjo toca no céu; de lá verdeja, e floresce, e vive tudo o que está no mundo. 1

Notas
  1. «Cheia de graça». «A menor obra de graça é mais elevada do que todos os anjos na sua natureza.» De novo uma comparação familiar: Deus pode girar o mundo, como o pregador uma maçã na sua mão.

    A graça não opera obra. Deus age segundo dois modos: Ele cria todas as coisas e elas devem-lhe a sua existência, mas o espírito humano deve-lhe a sua graça. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Nesse tempo, o anjo Gabriel foi enviado 11