Mestre Eckhart – Nesse tempo, o anjo Gabriel foi enviado 9


  1. Santo Agostinho diz: «Àquilo que a alma ama, ela torna-se semelhante. Se ela ama coisas terrestres, ela torna-se terrestre. Se ela ama Deus, poderia-se perguntar: "torna-se ela então Deus?"»
  2. Se eu falasse assim, pareceria incrível àqueles que têm um espírito demasiado fraco e não o compreendem.
  3. Mas Santo Agostinho diz: «Eu não o digo, eu reenvio-vos para a Escritura que diz: Eu disse que vocês são deuses.»
  4. Aquele que possuísse um pouco da riqueza de que eu falei precedentemente, um resumo, ou apenas uma esperança, ou uma segurança, compreenderia-o bem!
  5. Nunca, pelo nascimento, nada esteve tão próximo de Deus, nem tão assimilado a Ele, como a alma se torna neste nascimento.
  6. Se ela for travada em alguma coisa, por forma que ela não se torna em tudo semelhante a Ele, não é a culpa de Deus; na medida em que as suas deficiências se soltam dela, nessa medida, Ele assimila-a a Ele-próprio.
  7. Se o carpinteiro não pode construir uma bela casa com madeira carunchosa, não é a sua culpa, é a culpa da madeira.
  8. É assim a operação divina na alma.
  9. Se o anjo mais baixo pudesse reproduzir a sua imagem ou nascer dentro da alma, este mundo todo inteiro não seria nada em comparação com isso, porque por uma única pequena centelha do anjo, tudo o que está no mundo, verdeja, floresce e brilha.
  10. Mas é Deus Ele próprio que opera este nascimento, o anjo não pode fazer aí mais do que obra de servidor. 1

Notas
  1. Assim como ele fez no sermão 5a, Eis como o amor de Deus por nós se manifestou, Eckhart põe-se ao abrigo de Santo Agostinho citando ele próprio o salmo 81, para falar dessa divinização do ser humano: Ego dixi, dii estis

    E eis de novo o exemplo do carpinteiro: se ele não pode construir uma bela casa com madeira carunchosa, a culpa é da madeira, não dele.

    Da mesma forma, se a alma não se torna portanto semelhante a Deus, é a ela própria que a responsabilidade incumbe.

    Em toda esta argumentação, o acento é colocado na assimilação a Deus, entendida como a educação do desejo. [  ]


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