Mestre Eckhart – Nesse tempo, o anjo Gabriel foi enviado 8
- O anjo chamava-se «Gabriel». Ele agia segundo o seu nome.
- Ele não se chamava mais Gabriel que Conrado. Ninguém pode conhecer o nome do anjo.
- Como se chama o anjo - nunca ainda nem mestre nem entendimento chegou a sabê-lo, talvez ele não tenha nome.
- A alma também não tem nome, não mais que o poder-se encontrar um nome apropriado para Deus, assim não se pode encontrar um nome apropriado para a alma, apesar de se terem escritos grossos livros sobre o assunto.
- Mas segundo as obras, para as quais ela volta o seu olhar, dá-se-lhe um nome.
- Carpinteiro, este não é o nome de um qualquer, ele tem o seu nome da obra na qual ele é mestre. 1
- «Gabriel» obteve o seu nome da obra da qual ele foi o mensageiro, porque «Gabriel» significa «potência».
- Nesse nascimento, Deus opera poderosamente ou produz a potência.
- Para onde tende toda a potência da natureza? ela quer reproduzir-se a si própria.
- Para onde tende toda a natureza que opera o nascimento? ela quer reproduzir-se a si própria.
- A natureza do meu pai queria, segundo a sua natureza, produzir um outro pai.
- Como não era possível, ela quis produzir aquilo que lhe seria semelhante em todas as coisas.
- A potência faltava, ela produzia o que ela podia de mais semelhante, foi um filho.
- Se a potência falta outra vez ainda, ou se outra importunidade surge, ela produz um ser humano anda mais dissemelhante.
- Mas em Deus (a natureza) está em plena potência, é por isso que ao gerar Ele produz um seu semelhante.
- Tudo o que Deus é enquanto potência, verdade, sabedoria, Ele reprodu-lo absolutamente na alma. 2
Notas
- Podemos adivinhar a surpresa dos auditores quando, depois de tão altas especulações, Eckhart os informa, e num tom igualmente familiar, que o anjo da anunciação não se chamava mais Gabriel que Conrado.
Este nome é-lhe portanto atribuído por causa da sua função, da mesma forma que se eu digo que um homem é um carpinteiro, eu não o designei segundo a sua natureza.
Nem para o anjo, nem para a alma, nem para Deus, se consegue encontrar um nome apropriado.
Todas estas designações são puramente funcionais. [ ↑ ] - Em todo o nascimento, a natureza procura reproduzir-se.
O pai não pode no entanto dar ao seu filho mais que uma semelhança parcial consigo próprio, e se uma outra importunidade se produz, ele gera um ser humano ainda mais dissemelhante - entendamos uma filha.
Pelo contrário, devido à sua potência, Deus pode gerar um ser que lhe seja completamente semelhante. [ ↑ ]
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