Mestre Eckhart – Nesse tempo, o anjo Gabriel foi enviado 8


  1. O anjo chamava-se «Gabriel». Ele agia segundo o seu nome.
  2. Ele não se chamava mais Gabriel que Conrado. Ninguém pode conhecer o nome do anjo.
  3. Como se chama o anjo - nunca ainda nem mestre nem entendimento chegou a sabê-lo, talvez ele não tenha nome.
  4. A alma também não tem nome, não mais que o poder-se encontrar um nome apropriado para Deus, assim não se pode encontrar um nome apropriado para a alma, apesar de se terem escritos grossos livros sobre o assunto.
  5. Mas segundo as obras, para as quais ela volta o seu olhar, dá-se-lhe um nome.
  6. Carpinteiro, este não é o nome de um qualquer, ele tem o seu nome da obra na qual ele é mestre. 1
  7. «Gabriel» obteve o seu nome da obra da qual ele foi o mensageiro, porque «Gabriel» significa «potência».
  8. Nesse nascimento, Deus opera poderosamente ou produz a potência.
  9. Para onde tende toda a potência da natureza? ela quer reproduzir-se a si própria.
  10. Para onde tende toda a natureza que opera o nascimento? ela quer reproduzir-se a si própria.
  11. A natureza do meu pai queria, segundo a sua natureza, produzir um outro pai.
  12. Como não era possível, ela quis produzir aquilo que lhe seria semelhante em todas as coisas.
  13. A potência faltava, ela produzia o que ela podia de mais semelhante, foi um filho.
  14. Se a potência falta outra vez ainda, ou se outra importunidade surge, ela produz um ser humano anda mais dissemelhante.
  15. Mas em Deus (a natureza) está em plena potência, é por isso que ao gerar Ele produz um seu semelhante.
  16. Tudo o que Deus é enquanto potência, verdade, sabedoria, Ele reprodu-lo absolutamente na alma. 2

Notas
  1. Podemos adivinhar a surpresa dos auditores quando, depois de tão altas especulações, Eckhart os informa, e num tom igualmente familiar, que o anjo da anunciação não se chamava mais Gabriel que Conrado.

    Este nome é-lhe portanto atribuído por causa da sua função, da mesma forma que se eu digo que um homem é um carpinteiro, eu não o designei segundo a sua natureza.

    Nem para o anjo, nem para a alma, nem para Deus, se consegue encontrar um nome apropriado.

    Todas estas designações são puramente funcionais. [  ]
  2. Em todo o nascimento, a natureza procura reproduzir-se.

    O pai não pode no entanto dar ao seu filho mais que uma semelhança parcial consigo próprio, e se uma outra importunidade se produz, ele gera um ser humano ainda mais dissemelhante - entendamos uma filha.

    Pelo contrário, devido à sua potência, Deus pode gerar um ser que lhe seja completamente semelhante. [  ]


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