Mestre Eckhart – Era na noite do dia 3


  1. «Ele quis repousar naquele lugar.» Toda a riqueza, e toda a pobreza, e toda a beatitude residem na vontade.
  2. A vontade é tão livre e tão nobre que ela não aceita nenhuma coisa corporal, é pela sua própria liberdade que ela realiza a sua operação.
  3. O intelecto, esse, adquire muito das coisas corporais: nisso, a vontade é mais nobre.
  4. No entanto, é apenas numa parte do intelecto, num olhar para baixo e num abaixamento que esse conhecimento recebe a impressão das coisas corporais, mas na sua região mais elevada, o intelecto não recebe das coisas corporais.
  5. Um grande mestre diz: nada daquilo que é recolhido pelos sentidos penetra na alma, nem na potência mais elevada da alma.
  6. Santo Agostinho diz, e Platão, um mestre pagão, diz também que a alma tem naturalmente nela todo o saber, é por isso que ela não tem necessidade de atrair do exterior o saber para si, mas pelo exercício do saber exterior é manifestado o saber que está naturalmente escondido na alma: assim como um médico que acertadamente limpa o meu olho e afasta o obstáculo que dificulta a minha visão, não dá a visão ao olho.
  7. A potência da alma que atua naturalmente no olho, só confere a visão ao olho quando o obstáculo é afastado.
  8. Da mesma forma, não dá a luz à alma tudo aquilo que, imagens e formas, é trazido pelos sentidos, mas isto só prepara e purifica a alma para que ela possa acolher puramente, naquilo que ela tem de mais elevado, a luz do anjo e, com ela, a luz divina. 1

Notas
  1. Nós reencontramos a títulos diversos Heráclito, São Gregório, Platão e Santo Agostinho, assim como a discussão sobre a nobreza respetiva da vontade e do intelecto.

    A alma possui a totalidade do saber, ele está escondido nela.

    O pregador compara aquilo que dissimula esse saber ao obstáculo que dificulta a visão e que o médico afasta, mas não é o médico que dá a visão ao olho.

    Da mesma forma, as impressões sensíveis transmitidas ao intelecto não conferem a luz à alma.

    Em termos agostinianos, a sabedoria que está na alma opõe-se à ciência obtida pela abstração e pelas definições.

    O treino dessa ciência exterior prepara a alma para que ela possa acolher a luz do anjo e a luz divina.

    O exercício da ciência manifesta a sabedoria. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Era na noite do dia 3