Mestre Eckhart – Jesus apareceu entre os seus discípulos 3


  1. «Jacob repousou neste lugar» sem nome.
  2. Pelo facto de não se lhe dar um nome, ele é nomeado.
  3. Quando a alma chega neste lugar que não tem nome, ela toma aí o seu repouso; aí onde todas as coisas foram Deus em Deus, ela repousa.
  4. O lugar da alma, que é Deus, não é nomeado.
  5. Eu digo que Deus é inexpresso.
  6. Ora Santo Agostinho diz que Deus não é inexpresso, porque se ele fosse inexpresso, isso seria uma asserção, e o silêncio é mais apropriado que o falar.
  7. A um dos nossos mais antigos mestres (Heráclito) que encontrou a verdade já há muito tempo, e muito tempo antes do nascimento de Deus, antes que a fé cristã fosse tal como ela é agora, ele considerava que tudo aquilo que ele pudesse dizer sobre as coisas trazia em si qualquer coisa de estrangeiro e de falso, e é por isso que ele se queria calar.
  8. Ele não queria dizer: «Dêem-me pão ou dêem-me de beber!» Para ele, eram coisas de que ele não queria falar porque ele não conseguia falar delas com tanta clareza quanta elas têm quando elas emanam da causa primeira.
  9. É por isso que ele se preferia calar, e que ele exprimia as sua necessidades por sinais com os dedos.
  10. Visto que ele não podia falar das coisas, convém ainda mais para nós guardar totalmente o silêncio sobre Aquele que é a origem de todas as coisas. 1

Notas
  1. Seguindo o mesmo texto, Eckhart explica que sendo o lugar onde repousava Jacob sem nome, então só podia ser Deus que não tem nome.

    Deus é inexprimível, daí a famosa anedota sobre Heráclito que Alberto o Grande e Tomás de Aquino usaram, e que Mestre Eckhart os copiou sem nomear a personagem: se o filósofo não falou, com receio que o falso se misturasse ao verdadeiro no seu discurso, com maior razão nós próprios devemos fazer o mesmo a propósito de Deus. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Jesus apareceu entre os seus discípulos 3