Mestre Eckhart – Era na noite do dia 2
- «Jacob, o patriarca, chegou a um lugar e quis repousar durante a noite, quando o sol estava deitado.»
- Ele disse: «num local», ele não o nomeou. O lugar é Deus.
- Deus não tem nome próprio, ele é um lugar e o local de todas as coisas, e o lugar natural de todas as criaturas.
- O céu, naquilo que ele tem de mais elevado e de mais puro, não tem lugar, mas pela sua revolução, pela sua operação, ele é o lugar e o local de todas as coisas corporais que estão por baixo dele.
- O fogo é o lugar do ar, e o ar é o lugar da água e da terra.
- É o meu lugar aquilo que me rodeia, onde eu estou.
- Assim, o ar envolveu a terra e a água.
- Quanto mais uma coisa é subtil, mais ela é poderosa, assim ela pode agir em todas as coisas que são mais grosseiras e estão por baixo dela.
- A terra não pode ser verdadeiramente um lugar porque ela é muito grosseira e também o menor dos elementos.
- A água é, em parte, um lugar porque ela é mais subtil e portanto mais poderosa.
- Quanto mais um elemento é poderoso e subtil, mais ele é o lugar e o local de outro.
- Assim, o céu é o lugar de todas as coisas corporais, e ele próprio não tem lugar corporal, pelo contrário o anjo mais baixo é o seu lugar, a sua ordem, e o seu local, e assim de grau em grau.
- Cada anjo, quanto mais nobre, é o lugar, o local e a medida de outro, e o anjo mais elevado é o lugar, o local, e a medida de todos os outros anjos abaixo dele, e ele próprio não tem lugar, nem medida, mas é Deus que é a sua medida, e que é o seu lugar, e ele é puro espírito.
- São Gregório diz que Deus não é um espírito, e também que todas as palavras que nós dizemos de Deus são balbuciamento sobre Deus.
- É por isso que (o texto) diz: «ele veio a um lugar». O lugar é Deus que dá a todas as coisas o seu lugar e a sua ordem. 1
- Eu disse-o frequentemente: todas as criaturas estão cheias daquilo que Deus tem de mais mínimo, elas aí vivem e crescem e verdejam, e aquilo que Ele tem de mais sublime não está em nenhuma parte.
- Enquanto a alma estiver nalgum lugar, ela não está naquilo que Deus tem de mais íntimo, e que não está em parte nenhuma. 2
Notas
- Não se trata aqui da escada de Jacob, pelo contrário Eckhart estende-se principalmente sobre a relação entre os elementos e os anjos, o lugar e o local de cada um, dando Deus a ordem a todas as coisas.
Esta hierarquia cósmica, esta ideia dum universo organizado em graus é devida, na Idade Média, aos livros do Pseudo-Dioniso o Areopagita (início do 6º século): Da hierarquia terrestre, Da hierarquia celeste.[ ↑ ] - A imanência e a transcendência divinas inspiram ao pregador uma frase concisa e bela que nós não lemos no 36a: «Todas as criaturas estão cheias daquilo que Deus tem de mais mínimo, elas aí vivem e crescem e verdejam, e aquilo que Ele tem de mais sublime não está em parte nenhuma.» [ ↑ ]
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