Mestre Eckhart – Era na noite do dia 2


  1. «Jacob, o patriarca, chegou a um lugar e quis repousar durante a noite, quando o sol estava deitado.»
  2. Ele disse: «num local», ele não o nomeou. O lugar é Deus.
  3. Deus não tem nome próprio, ele é um lugar e o local de todas as coisas, e o lugar natural de todas as criaturas.
  4. O céu, naquilo que ele tem de mais elevado e de mais puro, não tem lugar, mas pela sua revolução, pela sua operação, ele é o lugar e o local de todas as coisas corporais que estão por baixo dele.
  5. O fogo é o lugar do ar, e o ar é o lugar da água e da terra.
  6. É o meu lugar aquilo que me rodeia, onde eu estou.
  7. Assim, o ar envolveu a terra e a água.
  8. Quanto mais uma coisa é subtil, mais ela é poderosa, assim ela pode agir em todas as coisas que são mais grosseiras e estão por baixo dela.
  9. A terra não pode ser verdadeiramente um lugar porque ela é muito grosseira e também o menor dos elementos.
  10. A água é, em parte, um lugar porque ela é mais subtil e portanto mais poderosa.
  11. Quanto mais um elemento é poderoso e subtil, mais ele é o lugar e o local de outro.
  12. Assim, o céu é o lugar de todas as coisas corporais, e ele próprio não tem lugar corporal, pelo contrário o anjo mais baixo é o seu lugar, a sua ordem, e o seu local, e assim de grau em grau.
  13. Cada anjo, quanto mais nobre, é o lugar, o local e a medida de outro, e o anjo mais elevado é o lugar, o local, e a medida de todos os outros anjos abaixo dele, e ele próprio não tem lugar, nem medida, mas é Deus que é a sua medida, e que é o seu lugar, e ele é puro espírito.
  14. São Gregório diz que Deus não é um espírito, e também que todas as palavras que nós dizemos de Deus são balbuciamento sobre Deus.
  15. É por isso que (o texto) diz: «ele veio a um lugar». O lugar é Deus que dá a todas as coisas o seu lugar e a sua ordem. 1
  16. Eu disse-o frequentemente: todas as criaturas estão cheias daquilo que Deus tem de mais mínimo, elas aí vivem e crescem e verdejam, e aquilo que Ele tem de mais sublime não está em nenhuma parte.
  17. Enquanto a alma estiver nalgum lugar, ela não está naquilo que Deus tem de mais íntimo, e que não está em parte nenhuma. 2

Notas
  1. Não se trata aqui da escada de Jacob, pelo contrário Eckhart estende-se principalmente sobre a relação entre os elementos e os anjos, o lugar e o local de cada um, dando Deus a ordem a todas as coisas.

    Esta hierarquia cósmica, esta ideia dum universo organizado em graus é devida, na Idade Média, aos livros do Pseudo-Dioniso o Areopagita (início do 6º século): Da hierarquia terrestre, Da hierarquia celeste.[  ]
  2. A imanência e a transcendência divinas inspiram ao pregador uma frase concisa e bela que nós não lemos no 36a: «Todas as criaturas estão cheias daquilo que Deus tem de mais mínimo, elas aí vivem e crescem e verdejam, e aquilo que Ele tem de mais sublime não está em parte nenhuma.» [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Era na noite do dia 2