Mestre Eckhart – Se ressuscitarem com Cristo 5


  1. Cristo está sentado à direita do seu Pai.
  2. O melhor bem que Deus pode conceder é a sua direita.
  3. Cristo diz: «Eu sou uma porta».
  4. A primeira emanação e a primeira difusão pela qual Deus se difunde, é a processão do seu Filho que se derrama de regresso ao Pai.
  5. Eu disse um dia que a porta é o Espírito Santo: através dela, ele difunde-se em bondade para dentro de todas as criaturas.
  6. Uma pessoa segundo a natureza começa a sua obra «pela direita».
  7. Um mestre diz que o céu recebe diretamente de Deus.
  8. Um outro mestre diz que não é assim porque Deus é um espírito e uma luz pura, é por isso que aquele que deve receber diretamente de Deus deve ser necessariamente um espírito e uma luz pura.
  9. Um mestre diz: é impossível que, na primeira emanação pela qual Deus se difunde, seja recebida qualquer coisa de corporal: deve ser uma luz ou um espírito puro.
  10. O céu está acima do tempo e é a causa do tempo.
  11. Um mestre diz que o céu é de natureza tão nobre que não se pode rebaixar e ser a causa do tempo.
  12. Pela sua natureza ele não pode ser a causa do tempo; pela sua revolução ele é a causa do tempo, mas apenas de forma acidental porque ele próprio está fora do tempo.
  13. A minha tez não é a minha natureza, é um acidente da minha natureza e a nossa alma está longe no alto e «escondida em Deus».
  14. Eu não digo apenas: acima do tempo, mas escondida em Deus.
  15. Isto significa o céu? Tudo o que é corporal é um acidente e um acaso e uma perda.
  16. O rei David diz: «Mil anos são aos olhos de Deus como um dia passado» porque o que é futuro é passado, tudo está reunido lá num único agora. 1
  17. Que Deus nos ajude para que nós cheguemos a esse «agora». Amém. 2

Notas
  1. Sempre dentro da linha desta teoria da comunicação divina, Eckhart questiona-se se o céu recebe diretamente de Deus.

    «Os mestres» não estão de acordo. Eckhart partilha da opinião daqueles que sustentam que Deus sendo espírito e luz pura, apenas o que é espírito e luz pura pode receber diretamente dele.

    Se portanto, como pretende a cosmologia antiga, se o céu está acima do tempo e só é a causa do tempo devido à sua revolução, não devido à sua natureza, ele deve ser corporal.

    Quanto à nossa alma, ela está escondida em Deus.

    Isso significa o céu? Não, porque o céu não é espírito, enquanto que a nossa alma é espírito, para além do tempo, e porque para Deus mil anos são como um único dia (Salmo 89, 4).

    É a esse instante eterno que o pregador pede ao Senhor para fazer chegar aqueles que o ouvem. [  ]
  2. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 31-59 - Tome II», Éditions du Seuil, Paris, 1978, p. 26-31. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Se ressuscitarem com Cristo 5