Mestre Eckhart – Se ressuscitarem com Cristo 3


  1. Três sinais mostram se nós ressuscitamos totalmente.
  2. O primeiro, é se nós procuramos «as coisas que estão no alto».
  3. O segundo, é se nós encontramos sabor «nas coisas que estão no alto».
  4. O terceiro, é se nós não encontramos sabor nas coisas que estão na terra.
  5. Ora São Paulo diz: «procurem as coisas que estão no alto».
  6. Mas onde e de que maneira?
  7. O rei David diz: «Procurem o rosto de Deus.»
  8. Aquilo que deve estar unido a muitas coisas deve necessariamente estar no alto.
  9. O efeito do fogo deve necessariamente estar acima daquilo de onde ele emana como o céu e o sol.
  10. Os nossos melhores mestres são da opinião de que o céu é o lugar de todas as coisas e não tem porém lugar ele próprio, não tem lugar natural, ele dá apenas o lugar a todas as coisas. 1
  11. A minha alma é indivisa e ela está porém completamente dentro de cada membro.
  12. Lá onde o meu olho vê, a minha orelha não ouve, lá onde a minha orelha ouve, o meu olho não vê.
  13. Aquilo que eu vejo ou ouço corporalmente penetra espiritualmente em mim.
  14. Na luz o meu olho percebe a cor, mas esta não chega dentro da minha alma porque é um acidente.
  15. É desde o alto, pelo anjo, que tudo aquilo que recebem os sentidos exteriores é levado espiritualmente para o interior, ele imprime-o na parte superior da alma.
  16. Os nossos mestres dizem: o que está no alto atribui a sua ordem e o seu lugar àquilo que está em baixo.
  17. Sobre este assunto São Tiago diz: «Todo o bem e todo o dom perfeito vêm do alto.»
  18. Um sinal do ser humano que está totalmente ressuscitado com Cristo, é que ele procura Deus acima do tempo.
  19. Mas só aquele que procura Deus fora do tempo o procura acima do tempo. 2

Notas
  1. São Paulo propõe três sinais: que nós procuremos as coisas que estão «no alto», que nós só encontremos sabor nelas, finalmente que o que está na terra não tenha sabor para nós.

    Quando Mestre Eckhart, comentando São Paulo, diz «no alto», ele quer falar do intelecto divino.

    Lá, todas as coisas estão unidas, enquanto que na terra elas são múltiplas.

    Aquilo que está unido a muitas coisas deve necessariamente estar acima delas.

    Ele toma, entre outros exemplos, o fogo, puro calor e pura luz, que está necessariamente acima dos materiais esparsos do qual ele emana, como o céu e o sol.

    Toda a continuação do texto mostra que o processo de conhecimento é considerado por Eckhart como um processo de unificação e de imaterialização.

    «No alto», no intelecto divino, todas as coisa estão perfeitamente imateriais e totalmente «um». [  ]
  2. Tudo aquilo que, a partir dos sentidos exteriores, é transportado espiritualmente até ao interior, provém do alto, do anjo; ele imprime a forma inteligível na parte superior da alma.

    Eckhart fala das ideias que o ser humano conhece diretamente por participação em Deus. [  ]


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