Mestre Eckhart – Rejubilem no Senhor todo o tempo 4


  1. David diz: «Deus está perto de todos aqueles que o louvam e o anunciam e o nomeiam, e isto na verdade.»
  2. Como é que o louvam e o anunciam e o nomeiam, eu não direi nada, eu exprimir-me-ei apenas sobre esta palavra que ele pronuncia: «na verdade».
  3. O que é a verdade? Só o Filho é a verdade, não o Pai nem o Espírito Santo, senão que eles são uma única verdade na sua essência.
  4. A verdade, é quando eu revelo aquilo que eu tenho dentro do meu coração e o exprimo pela minha boca, tal como eu o tenho dentro do meu coração, sem hipocrisia nem dissimulação.
  5. A revelação, é a verdade. Só o Filho é portanto a verdade. Tudo o que o Pai possui e pode realizar, ele exprime-o totalmente pelo seu Filho.
  6. Esta revelação e esta operação, tal é a verdade. É por isso que ele diz: «na verdade». 1

Notas
  1. Eckhart introduz um versículo do salmo 144: «Deus está próximo de todos aqueles que o louvam e o anunciam e o nomeiam, e isto na verdade.»

    O predicador só se detém na expressão «na verdade».

    Várias vezes ele empregou uma comparação análoga àquela que se lê aqui: a verdade, é o pensamento que eu tenho dentro do coração e que eu exprimo pela minha boca, que permanece no entanto em mim.

    Ele apresenta-a aqui de uma forma paradoxal: «Só o Filho é a verdade, não o Pai nem o Espírito Santo.»

    É verdade que ele preservou a retidão da doutrina ao acrescentar «senão que eles são uma única verdade na sua essência».

    Mas existe aqui mais do que um paradoxo como indica a frase seguinte: «A revelação, é a verdade, só o Filho é portanto a verdade»: o Filho é a pronunciação da verdade, ele é a verdade divina «dita».

    E esse dizer, é indistintamente a existência do Filho e a Revelação. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Rejubilem no Senhor todo o tempo 4