Mestre Eckhart – Rejubilem no Senhor todo o tempo 2


  1. Ora ele diz: «Rejubilem no Senhor!»
  2. Nós destacamos aí duas expressões.
  3. A primeira é que se deve permanecer sempre «no» Senhor e nada procurar fora dele no conhecimento e na alegria, apenas rejubilar no Senhor. 1
  4. A expressão é: «Rejubilem "no Senhor"», no seu ser mais íntimo e no seu princípio, onde todas as coisas recebem dele e ele não recebe nada de ninguém. 2
  5. Ora ele diz: «Rejubilem no Senhor todo o tempo.»
  6. Os mestres dizem que duas horas ou dois dias não podem ser conjuntos. 3
  7. Santo Agostinho diz: ele rejubila todo o tempo, aquele que rejubila fora do tempo, e ele diz: «Rejubilem todo o tempo quer dizer para lá do tempo» e «não tenham mais preocupações; o Senhor está muito perto e está próximo!» 4
  8. É preciso necessariamente, para que a alma rejubile no Senhor, que ela deixe todas as preocupações, pelo menos na hora em que ela se entrega a Deus. 5
  9. É por isso que ele diz: «não tenham preocupações, o Senhor está muito perto, próximo de vocês», quer dizer: no mais íntimo de nós próprios, quando ele nos encontra em nós e quando a alma não saiu para se divertir com os cinco sentidos. 6
  10. A alma deve estar nela naquilo que ela tem de mais íntimo e de mais elevado e de mais puro e ficar todo o tempo no interior sem olhar para fora: aí, «Deus está muito perto e Deus está próximo».

Notas
  1. A segunda palavra do texto é em latim «in», dentro. O segundo parágrafo explica portanto o que quer dizer essa palavra: não se deve procurar nada fora de Deus, nem conhecimento nem alegria. [  ]
  2. Quanto à palavra «Senhor», a terceira do seu texto, Eckhart entende por ela que é preciso considerar o Senhor naquilo que ele tem de mais profundo e de mais íntimo «lá onde todas as coisas recebem dele e ele não recebe nada de ninguém». [  ]
  3. É preciso que rejubilemos «todo o tempo». Os mestres dizem que nem duas horas nem dois dias podem «ser conjuntos», quer dizer simultâneos. [  ]
  4. Santo Agostinho diz: «Ele rejubila todo o tempo, aquele que rejubila fora do tempo.» Todo o tempo, fora do tempo, para além do tempo têm o mesmo significado: a oposição à duração.

    No mundo, os instantes (minutos, horas, dias) sucedem-se, mas em Deus eles são todos contemporâneos. A expressão clássica para essa simultaneidade de todos os instantes em Deus é «tota simul».

    Eckhart diz-nos que na terra, nós conhecemos o tempo apenas na forma estirada, enquanto formando uma sucessão: minutos, horas e dias não podem ser simultâneos, mas é precisamente o que eles são em Deus.

    Para usar uma imagem espacial, as horas de toda a duração terrestre sobrepõem-se, por assim dizer, igualmente os dias e os anos.

    Em Deus, tudo é um «agora» imóvel, cheio de todos os «agora» que nós conhecemos. [  ]
  5. A alegria em Deus não pode ser medida pelas horas que regem os relógios e o sol, ela participa já da eternidade e para ela caminha. [  ]
  6. O Senhor está muito perto, muito próximo daqueles que se deram a ele, na condição de que a alma tenha ficado no interior dela própria, «nela».

    A consonância próxima dos dois verbos spazieren, passear e sponzieren, noivar, desposar, comportar-se ternamente, divertir-se, fez com que os copistas tenham hesitado entre as duas formas e os dois significados. Qualquer que seja, que a alma tenha saído «para ir passear» ou «para divertir-se» com os cinco sentidos, a imagem aproxima-se pelo tom de outras imagens familiares já encontradas dos Tratados e Sermões de Eckhart. Ela choca, podíamos considerá-la encantadora se não fosse uma noção tão grave: a alma não se deve perder entre as coisas exteriores, mas permanecer em si própria, no seu próprio fundo. [  ]


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