Mestre Eckhart – Os santos venceram os reinos pela fé 2


  1. Se o ser humano possuísse o mundo inteiro, ele deveria no entanto considerar-se pobre, sem cessar estender a mão diante da porta de Nosso Senhor e Deus para lhe pedir em esmola a graça de Nosso Senhor, porque a graça faz dos seres humanos filhos de Deus.
  2. É por isso que David diz: «Senhor, todo o meu desejo está diante de ti e tende para ti.»
  3. São Paulo diz: «Eu considero todas as coisas como imundícies afim de ganhar Nosso Senhor Jesus Cristo.»
  4. É impossível que qualquer alma seja sem pecado, a menos que a graça de Deus se derrame nela.
  5. A operação da graça é a de tornar a alma preparada e disposta para todas as operações divinas porque a graça flui da fonte divina, ela é uma semelhança divina, ela tem o sabor de Deus e torna a alma semelhante a Deus.
  6. Quando essa mesma graça, esse sabor se projeta dentro da vontade, então a isso chama-se o amor; quando a graça, o sabor se projeta na potência intelectual, a isso chama-se luz de fé, e quando essa mesma graça, esse sabor se projeta no irascível (die zürnerîn), é a potência ascendente, ela chama-se uma esperança. 1

Notas
  1. O ser humano nada pode por si próprio, ele tem que mendigar a graça «que torna o ser humano semelhante a Deus».

    Sem designar a vontade, «a potência intelectual» e «a potência ascendente» como sendo as três potências superiores da alma, assim como fez no sermão precedente, Eckhart liga, aqui também, a vontade ao amor, a potência intelectual à fé, e a potência ascendente à esperança.

    (Este vocabulário já foi referido no comentário do sermão 32.) [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Os santos venceram os reinos pela fé 2