Mestre Eckhart – Iluminou os degraus da sua casa 2


  1. Pelas suas potências superiores, a alma toca Deus.
  2. Daí, ela é formada segundo Deus.
  3. Deus é formado segundo ele próprio, ele tem a sua imagem de si próprio e de nenhum outro.
  4. A sua imagem, é que ele se conhece absolutamente a si próprio e não é nada mais que luz.
  5. Quando a alma o toca com um verdadeiro conhecimento, ela é semelhante a ele nessa imagem.
  6. Se imprimirmos um selo numa cera verde ou vermelha ou num tecido, ele produz sempre uma imagem.
  7. Se o selo é totalmente impresso através da cera, por forma a que nada subsiste da cera que não tenha absolutamente penetrado no selo, a cera não faz mais do que um com o selo, sem diferença.
  8. Assim a alma é totalmente unida a Deus na imagem e na semelhança quando ela o toca com um verdadeiro conhecimento.
  9. S. Agostinho diz que a alma foi criada tão nobre e tão elevada acima de todas as criaturas que nenhuma coisa efémera que, no último dia, deve desaparecer, pode falar dentro da alma nem agir nela sem intermediário e sem mensageiro.
  10. Os olhos, os ouvidos e os cinco sentidos, tais são os degraus pelos quais a alma sai para o mundo, e por esses degraus, o mundo penetra por sua vez dentro da alma.
  11. Um mestre diz que «as potências da alma devem regressar rapidamente para a alma com uma grande colheita»; quando elas saem, elas trazem de cada vez qualquer coisa para ela.
  12. É por isso que o ser humano deve vigiar com cuidado sobre os seus olhares, afim de que eles não tragam alguma coisa que seja prejudicial à alma.
  13. Eu estou certo: o que quer que veja a pessoa boa, ela torna-se melhor.
  14. Se ela vê coisas más, ela agradece a Deus de a ter preservado e reza por aquela na qual está esse mal afim de que Deus a converta.
  15. Se ela vê coisas boas, ela deseja que Deus as realize nela. 1

Notas
  1. O mestre que diz que a alma traz sempre qualquer coisa quando sai para o mundo é Avicena, nomeado num comentário em latim de Eckhart onde o mesmo pensamento se encontra.

    A alma deve portanto vigiar sobre os cinco sentidos para não trazer nada de prejudicial. [  ]


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