Mestre Eckhart – Iluminou os degraus da sua casa 1


Sermão 32 - Iluminou os degraus da sua casa
  1. «Uma mulher de bem iluminou os degraus da sua casa e não comeu o seu pão na ociosidade.» (Pr 31, 27) 1
  2. Esta casa significa a totalidade da alma, e os degraus da casa designam as potências da alma.
  3. Um mestre antigo diz que a alma é criada entre «um» e «dois».
  4. O «um» é a eternidade que é em todos os tempos única e simples.
  5. O «dois», é o tempo que move e se diversifica.
  6. Ele quer dizer que a alma, pelas suas potências superiores, toca na eternidade, quer dizer em Deus, e pelas suas potências inferiores, ela toca no tempo, daí ela ser mutável e inclinada para as coisas corporais, o que a priva da sua nobreza.
  7. Se a alma pudesse, como os anjos, conhecer totalmente Deus, ela nunca teria penetrado no corpo.
  8. Se ela pudesse conhecer Deus sem o mundo, o mundo nunca teria sido criado para ela.
  9. O mundo foi criado para ela afim de que os olhos da alma se exerçam e se fortifiquem de maneira a poderem suportar a luz divina.
  10. Da mesma forma que o brilho do sol não se projeta sobre a terra a não ser que seja envolvido pelo ar e disseminado sobre outras coisas, sem o qual os olhos do ser humano não o poderiam suportar, da mesma forma a luz divina é de um poder tão sobreeminente e tão clara que os olhos da alma não a poderiam suportar se eles não fossem fortificados e levados ao alto pela matéria e as suas semelhanças e não fossem assim conduzidos e acostumados à luz divina. 2

Notas
  1. O texto deste sermão é extraído do célebre elogio da mulher forte dos Provérbios, que a Igreja escolheu como epístola para a missa duma mulher santa. [  ]
  2. Eckhart preferiu adaptar em vez de traduzir a primeira parte do versículo.

    Tendo feito da casa bíblica o símbolo da alma, ele pode identificar os «degraus» às potências ou faculdades da alma.

    Josef Quint reconheceu Alcher de Clairvaux, no seu De spiritu et anima, como sendo o autor do texto sobre a alma, situada entre o tempo e a eternidade, que Mestre Eckhart tinha atribuído a S. Agostinho no sermão 23. [  ]


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