Mestre Eckhart – Prega a palavra 9


  1. «Faz esforço em todas as coisas!»
  2. Quer dizer: onde quer que te encontres estabelecido em coisas múltiplas, que não seja no Ser na sua nudez, puro e simples, faz esforço, quer dizer: «Faz esforço em todas as coisas, realiza o teu serviço.»
  3. Isto quer dizer: «Levanta a cabeça!» e tem dois significados.
  4. O primeiro é: Desprende-te de tudo o que é teu e remete-te a Deus, assim Deus torna-se no teu bem próprio como ele é o seu bem próprio e ele é Deus para ti como ele é Deus para ele próprio, e não menos.
  5. O que é meu, eu não o tenho de ninguém, mas se eu o tenho de um outro, não é meu, é dele de quem eu o tenho. 1
  6. O segundo sentido de «Levanta a cabeça!», hei-lo: dirige todas as tuas obras para Deus.
  7. Muitas gentes não compreendem isto.
  8. Eu não fico surpreendido, porque a pessoa que o pode compreender tem de ser muito desprendida e elevada acima de todas as coisas. 2
  9. Que Deus nos ajude para que nós cheguemos a essa perfeição. Amém. 3

Notas
  1. Par terminar o desenvolvimento do seu sermão, Eckhart retira outro texto de S. Paulo na mesma carta (2Tim 4, 5): «Realiza o teu serviço!» isto quer dizer: «Levanta a cabeça!» e tem, por seu turno, dois significados.

    Por um lado: Desprende-te do que é teu: pertence só a Deus e Deus tornar-se-á no teu bem próprio como ele é o seu bem próprio.

    A pequena frase que segue é nalgumas palavras como que o resumo da doutrina eckartiana sobre as relações entre Deus e o ser humano: o ser humano não se pertence, ele pertence a Deus.

    «O que é meu, eu não o tenho de ninguém, mas se eu o tenho de um outro, não é meu, é dele de quem eu o tenho.» [  ]
  2. O segundo sentido de «Levanta a cabeça!», é que é preciso dirigir todas as suas obras para Deus.

    Só há uma condição para o conseguir, sempre a mesma: o desprendimento. [  ]
  3. Esta tradução foi realizada a partir da tradução francesa de Jeanne Ancelet-Hustache, «Maitre Eckhart - Sermons 1-30 - Tome I», Éditions du Seuil, Paris, 1974, p. 241-247. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ ◊ ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Prega a palavra 9