Mestre Eckhart – Prega a palavra 7
- Eis o outro significado: «Suscita a tua vantagem em todas as coisas!»
- Quer dizer: «Ama Deus acima de todas as coisas e o teu próximo como a ti mesmo.»
- E é um mandamento de Deus.
- Ora eu digo que não é apenas um mandamento, é também um dom que Deus fez e que prometeu fazer.
- E se tu preferes que cem marcos sejam teus em vez de serem doutro, é um erro.
- Se tu preferes uma pessoa a outra, é um erro, e se tu preferes o teu pai e a tua mãe e a ti próprio mais do que outro humano, é um erro, e se tu preferes a beatitude em ti mais do que num outro, é um erro. 1
- «Deus nos abençoe! Que estás a dizer? Não devo preferir a beatitude em mim mais do que num outro?»
- Muitas gentes doutas não o compreendem e acham que é muito difícil, mas não é difícil, é muito fácil.
- Eu quero mostrar-te que não é difícil.
- Vê, a natureza tem duas intenções com respeito a cada membro que opera no ser humano.
- A primeira intenção que ela tem em vista nas suas operações, é de servir o corpo todo inteiro, e em seguida cada membro em particular, como ele próprio, e não menos que ele próprio, e nas suas operações, a sua intenção não vai mais para ele próprio que para um outro membro.
- Deve ser bem mais assim quanto à graça.
- Deus deve ser uma regra e um fundamento do teu amor.
- A primeira intenção do teu amor deve ser dirigida unicamente para Deus e em seguida para o teu próximo como para ti próprio, e não menos do que para ti próprio.
- E se tu preferes a beatitude em ti do que num outro, é um erro, porque se tu preferes a beatitude em ti mais do que num outro, tu preferes-te a ti próprio, e se tu te preferes, Deus não é puramente a tua preferência e é um erro.
- Ora se tu gostas da beatitude em S. Pedro e em S. Paulo como em ti próprio, tu possuis a mesma beatitude que eles.
- E se tu gostas da beatitude nos anjos como em ti, e se tu gostas da beatitude na Nossa Senhora como em ti, tu desfrutas da mesma beatitude, tão verdadeiramente como ela própria, ela pertence-te propriamente como a ela.
- É por isso que está dito no Livro da Sabedoria: «Ele tornou-o semelhante aos seus santos.» 2
Notas
- O segundo significado: «Ama Deus acima de todas as coisas e o teu próximo como a ti mesmo.»
Está com efeito na linha eckhartiana considerar como um dom todos os mandamentos.
O pregador puxa-o como de costume ao extremo: não preferir o dinheiro para si mais do que para um outro, não preferir o seu pai e a sua mãe mais do que um outro ser humano, não preferir a beatitude em si mais do que num outro. [ ↑ ] - Prevendo as objeções íntimas dos seus auditores, Eckhart responde-lhes assegurando-lhes que uma tal atitude é fácil.
O exemplo é aqui retirado da natureza: nas suas operações, das quais o ser humano é o objeto, ela atua primeiro para o corpo inteiro, depois para cada membro em particular.
Com mais forte razão deve ser assim no domínio da graça: o amor do ser humano deve tender primeiro para Deus, em seguida deve amar o seu próximo «como a si próprio».
Como grande compensação, esta pessoa desprendida de tudo – e primeiro de si própria – possuirá a beatitude de todos os anjos e de todos os santos. [ ↑ ]
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