Mestre Eckhart – Prega a palavra 6


  1. A frase: «Faz esforço em todas as coisas!» tem três significados.
  2. Ela quer dizer: «Suscita a tua vantagem em todas as coisas!»
  3. Quer dizer: «Agarra Deus em todas as coisas!», porque Deus está em todas as coisas.
  4. S. Agostinho diz: «Deus criou todas as coisas, não que ele as tenha feito ser, e depois tenha continuado o seu caminho, mas que ele ficou com elas.»
  5. As gentes imaginam, quando elas têm as coisas ao mesmo tempo que Deus, que elas têm mais do que se elas tivessem Deus sem as coisas, mas é falso, porque todas as coisas ao mesmo tempo que Deus, não é mais que Deus só, e se alguém que tem o Filho, e o Pai ao mesmo tempo que ele, imaginasse que tinha mais do que se tivesse o Filho sem o Pai, seria falso.
  6. Porque o Pai com o Filho não é mais do que o Filho só, assim como o Filho com o Pai não é mais do que o Pai só.
  7. É por isso que, agarra Deus em todas as coisas, e é um sinal de que ele te criou como seu Filho único, e não menor. 1

Notas
  1. «Faz esforço em todas as coisas!» quer dizer: «Suscita a tua vantagem em todas as coisas!» e, assim, tem três significados.

    O primeiro: «Agarra Deus em todas as coisas!» Deus está em todas as coisas e é ele que se deve procurar em todas as coisas.

    Deus e as coisas não são mais do que Deus só.

    Também, o Pai com o Filho não são mais que uma única Pessoa, o Mestre Eckhart considera-as aqui na sua essência, que é uma. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Prega a palavra 6